As contribuições, para o estudo do desenvolvimento infantil ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2330084 Pedagogia
As contribuições, para o estudo do desenvolvimento infantil oferecidas pelas teorias de Piaget, de Vygotsky e de Wallon, apresentam diferenças entre si e não pretendem dar conta da totalidade desse desenvolvimento. Apesar disso, o que estes autores trazem em comum em suas teorias? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C, que afirma que Piaget, Vygotsky e Wallon concordam em reconhecer que a lógica do funcionamento da criança é muito diferente do adulto, o que rompe com a ideia de que a criança é uma miniatura do adulto.

Ao discutirmos as teorias desses autores, é importante destacar algumas de suas contribuições ao entendimento do desenvolvimento infantil:

  • Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo que sugere que as crianças passam por estágios de desenvolvimento distintos e qualitativamente diferentes dos adultos. Ele destacou a importância dos processos de assimilação e acomodação na construção do conhecimento.
  • Lev Vygotsky enfatizou o papel do contexto social e da linguagem no desenvolvimento cognitivo. Diferentemente de Piaget, Vygotsky afirmou que o aprendizado leva ao desenvolvimento e que as crianças são capazes de realizar tarefas mais complexas com a ajuda de adultos ou colegas mais capazes, o que ele chamou de Zona de Desenvolvimento Proximal.
  • Henri Wallon propôs uma concepção dialética do desenvolvimento, integrando os aspectos afetivos, cognitivos e motor no processo de formação da pessoa. Wallon também ressaltou as diferenças qualitativas entre o funcionamento psicológico da criança e do adulto.

Apesar das diferenças entre essas teorias, todos esses autores compartilham da visão de que a criança possui uma lógica e modos de pensar que são distintos dos adultos, o que é reconhecido na alternativa C. Isso estabelece a compreensão de que a infância é uma etapa única no desenvolvimento humano com características próprias, e que o processo de desenvolvimento envolve transformações complexas e progressivas na maneira como as crianças entendem e interagem com o mundo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Afirmam que a lógica do funcionamento da criança é muito diferente do adulto, rompendo, assim, com a ideia de que a criança é uma miniatura do adulto.

Alternativa: C.

Perspectivas em Psicologia, Uberlândia, vol. 23, n. 1, pp. 75 - 93, Jan/Jun, 2019 – ISSN 2237-6917

Frente aos inúmeros questionamentos e dilemas que circulam em relação ao processo de desenvolvimento da criança, ao longo da história alguns teóricos voltaram seus estudos para o processo desenvolvimento infantil, como por exemplo Piaget, Vigotski e Wallon. Apesar destes teóricos terem desenvolvido suas ideias no início do século XX, seus postulados encontram-se presentes e atuais em estudos sobre o desenvolvimento infantil. 

Pág. 76.

E apesar das inúmeras diferenças que cada teórico apresenta sobre o desenvolvimento infantil, o que este autores trazem em comum em suas teorias é que a lógica do funcionamento da criança é muito diferente do adulto (Palangana, 1998). Com isto, estes autores rompem com a ideia de que a criança é “uma miniatura do adulto”, comumente circulada em nossa realidade. Pág. 89.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo