Para o tratamento do paciente descrito, além de medidas com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1673698 Nutrição
Um paciente de 27 anos de idade foi encaminhado pelo médico hepatologista com diagnóstico de esteato-hepatite não alcoólica ou nonalcoholic steatohepatitis (NASH). O paciente é universitário, com excesso de peso compareceu ao consultório com o objetivo de perda de peso, melhora da saúde e tratamento da NASH. Refere elevação de aminotransferases. Quanto à antropometria e à composição corporal, verificaram-se peso = 98,7 kg; altura = 1,61 m; IMC = 38,08 kg/m²; perímetro da cintura = 117 cm; CMB = 25,5; e percentual de gordura = 34% (3 pregas – protocolo Jackson e Pollock). Na tabela a seguir, encontram-se os exames atualizados.  



Segundo relato do paciente, episódios de sonolência diurna e apetite aumentado sob estresse são bastante frequentes. Refere ausência de alterações na diurese e na função intestinal. Nega uso de medicamentos e ingestão de bebidas alcoólicas. Ao exame físico, observou-se a presença de acantose nigricans.


Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir
Para o tratamento do paciente descrito, além de medidas comportamentais e controle dos fatores de risco, indica-se a prescrição do uso de antioxidantes, como a vitamina E e a suplementação de ômega 3.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No tratamento de pacientes com diagnóstico de NASH, além de medidas comportamentais e controle dos fatores de risco, diversas medicamentos têm sido utilizados, alguns com resultados promissores. Entretanto, considera-se que ainda há necessidade de estudos randomizados e com maior tempo de seguimento dos pacientes para uma melhor definição da terapêutica farmacológica adequada.

Entre as drogas utilizadas estão os antioxidantes (vitamina E), citoprotetoras (ácido ursodesoxicólico), as sensibilizadoras de insulina (glitazonas, metformina). Outras drogas como pentoxifilina, betaína, ômega-3 e losartana também têm sido avaliadas no tratamento da DHGNA, mas sem resultados ainda conclusivos

Fonte: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fwww.sbhepatologia.org.br%2Fpdf%2FFASC_HEPATO_31_FINAL.pdf&clen=687380&chunk=true

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo