A respeito do histórico dos órgãos reguladores no Brasil e d...
O conceito de Estado regulador surgiu em uma época de transformação, na qual a administração pública passou a ter uma postura mais burocrática, autoritária, hierarquizada e verticalizada, e o processo passou a ser mais importante que o resultado.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O modelo adotado pelo Brasil após a transição do regime militar, nos remete a valores que levam a acreditar que se está caminhando para um modelo de Estado que se situa entre intervencionista e liberal. Este se chama: "Estado Regulador". Como forma de se adequar aos novos caminhos que o mundo começou a trilhar no fim dos anos 80, o Brasil promoveu durante a década de 90 o que freqüentemente é designado de modo pouco preciso, de "privatização", mas que realmente que dizer processo de "desestatização". Entende-se por desestatização, a retirada do Estado de alguns setores, deixando-se para a iniciativa privada atuar, subsidiariamente, na exploração de alguns serviços e atividades. Este afastamento do Estado pode se desenvolver de várias formas, e a privatização é apenas uma delas. Portanto, usar o termo "privatizar" para designar todo o processo, não seria o mais recomendado.
Correto na questão seria...: administração pública passou a ter uma postura MENOS burocrática, autoritária, hierarquizada e verticalizada, e o processo passou a ser MENOS importante que o resultado.
Se alguém quiser ler mais, segue a fonte do comentário do Dimas: https://jus.com.br/artigos/453/o-estado-regulador
GERENCIAL
QUESTÃO ERRADA,
Muito pelo contrário, após muitos anos exercendo um papel "burrocrático" a administração passou a adotar uma postura mais gerencial, aplicando normas e ferramentas mais parecidas com as utilizadas em Países desenvolvidos, embora saibamos que tudo ainda continua uma MERD@.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo