Caso um ente federativo opte por criar uma entidade adminis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3157888 Direito Administrativo
Caso um ente federativo opte por criar uma entidade administrativa dotada de personalidade jurídica de direito privado, com forma de sociedade empresarial, criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social, em princípio, seria integralmente detido pelo ente federativo, para a prestação de determinado serviço público em regime de monopólio, é correto afirmar que se trata de 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB E

  • Empresa pública: é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Ademais, desde que a maioria do capital votante permaneça em propriedade do ente político, será admitida, no capital da empresa pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Lei 13.303/16, art. 3º);

gabarito E.

a) Errado. A sociedade de economia mista é uma entidade com participação acionária majoritária do poder público e capital formado por recursos públicos e privados. No entanto, o enunciado descreve que o capital seria integralmente detido pelo ente federativo, o que caracteriza uma empresa pública, e não uma sociedade de economia mista. Além disso, as sociedades de economia mista podem usufruir de prerrogativas da Fazenda Pública, dependendo da atividade exercida e do regime jurídico.

b) Errado. As autarquias são entidades de direito público, CRIADAS diretamente por lei, para desempenhar atividades típicas da Administração Pública com autonomia administrativa e patrimonial. No entanto, o enunciado descreve que será AUTORIZADA por lei e será uma entidade de direito privado, com forma de sociedade empresarial, o que exclui a possibilidade de ser uma autarquia.

C) Errado. Embora as estatais sejam entidades administrativas criadas pelo ente federativo, os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não são servidores estatutários, mas empregados regidos pela CLT. Portanto, não possuem estabilidade após 3 anos de efetivo exercício.

d) Errado. A fundação de direito privado pode ser criada para desempenhar atividades de interesse público, mas não assume a forma de sociedade empresarial e não é criada para prestação de serviços públicos em regime de monopólio, como descrito no enunciado.

e) Correto. A empresa pública é uma entidade da Administração Indireta de direito privado, criada por AUTORIZAÇÃO legislativa, com capital exclusivamente público (integralmente pertencente ao ente federativo ou a outras entidades públicas). O enunciado descreve claramente as características de uma empresa pública, incluindo a forma de sociedade empresarial, a prestação de serviços públicos em regime de monopólio e o capital social integralmente detido pelo ente federativo.

Capital formador da EMPRESA PÚBLICA

  • CAPITAL É 100% PÚBLICO
  • Não é aberto para a participação de particulares
  • ATENÇÃO: O capital pode ser dividido entre entes federativos ou, até mesmo entidades da Adm. Indireta, e de direito privado; desde que 100% dele seja público.
  • Somente se exige que o controle societário seja exercido por um ENTE FEDERATIVO (União, DF, Estados ou Municípios).
  • Exemplo: O capital pode ser 30% de uma autarquia, 15% de outra autarquia e 55% da União. Dessa forma, será 100% público e controlado por um ente federativo.
  • Empresas públicas unipessoais - são as que o capital pertence a uma só pessoa pública.
  • Empresas públicas pluripessoais - são as que o capital pertence a várias pessoas públicas.

Capital formador da SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

  • O CAPITAL É MISTO
  • para serem constituídas as sociedades anônimas, precisam de no mínimo 2 pessoas.
  • PORÉM A MAIORIA DO CAPITAL VOTANTE DEVE PERTENCER AO ESTADO.
  • O Estado deve ter o controle acionário da Sociedade (50% das ações mais uma).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo