Sobre o que dispõe a Lei nº 8.142/1990 acerca da participaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642202 Direito Sanitário
Sobre o que dispõe a Lei nº 8.142/1990 acerca da participação da comunidade na gestão do SUS, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a Lei nº 8.142/1990, que trata da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O foco da questão é identificar qual alternativa está incorreta em relação ao que a lei dispõe. Vamos entender cada alternativa:

Alternativa A: Alega que as decisões do Conselho de Saúde municipal precisam ser homologadas pelo prefeito para terem validade. Esta afirmação está incorreta. Segundo a legislação, os Conselhos de Saúde têm autonomia para suas decisões, que não necessitam de homologação pelo prefeito. Portanto, essa alternativa contém um erro.

Alternativa B: Afirma que a Conferência Nacional de Saúde ocorre a cada 4 anos e que o Conselho Nacional de Saúde tem o poder exclusivo de convocá-la. Esta alternativa está correta. A Lei nº 8.142/1990 realmente estabelece que a Conferência Nacional de Saúde se realiza a cada quatro anos e é convocada pelo Conselho Nacional de Saúde, conforme o artigo 1º, parágrafo 1º.

Alternativa C: Menciona que a participação social se dá por representação paritária nos Conselhos de Saúde e Conferências. Esta afirmação está correta, pois a lei prevê que os usuários do sistema de saúde têm representação paritária nesses órgãos, assegurando a participação social nas decisões.

Alternativa D: Indica que o Conselho Nacional de Saúde inclui representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde e de Secretários Municipais de Saúde. Esta alternativa está correta, conforme estabelecido na composição do Conselho Nacional de Saúde.

Alternativa E: Afirma que a inexistência de um Conselho de Saúde em um município faz com que o estado administre os repasses de recursos. Esta afirmação está incorreta. A falta de um Conselho de Saúde pode impedir o município de receber recursos, mas não implica que o estado automaticamente administre esses recursos.

Conclusão: A alternativa A está incorreta, pois os Conselhos de Saúde têm autonomia em suas decisões, sem necessidade de homologação por prefeitos. A alternativa B está correta, de acordo com a Lei nº 8.142/1990.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

Gabarito: B

 

 ART 1-   § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo