Para garantir a aderência na pista e estabilidade direcional...
Para garantir a aderência na pista e estabilidade direcional, os sulcos do pneu devem ter uma profundidade mínima, identificada pela saliência destacada na figura a seguir, que indica o momento da troca dos pneus.
Essa saliência é conhecida por
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
É o indicador do desgaste dos pneus
(B)
É muito simples saber em quais condições estão os pneus de seu veículo e, assim, descobrir se está ou não na hora de efetuar a troca. Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus.
Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura. Pneus com sulcos abaixo deste padrão-limite oferecem sérios riscos de segurança. Além disso, tal descuido gera multa e registro de infração na Carteira.
O indicador TWI nada mais é do que pequenas elevações de borracha presentes nos sulcos do pneu, sinalizadas com a sigla “TWI” ou com o desenho de um triângulo. No momento em que o desgaste atingir estas marcações, está na hora de trocar os pneus.
Pneus “carecas” – aqueles abaixo dos 1,6 milímetros de profundidade – apresentam maior probabilidade de aquaplanar, já que não conseguem drenar a água, perdendo totalmente a aderência com o solo.
Portanto, avalie com cuidado o estado dos pneus de seu veículo e preze pela sua segurança na estrada
https://www.gfpneus.com.br/blog/o-que-e-o-indicador-twi-do-pneu/
B (TWI)
1,6 mm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo