Poseidon é pescador profissional, trabalhando na empresa Pes...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
Poseidon: 65 anos
- Apesar de ele ser pescador, não se enquadra como segurado especial, porque trabalha em empresa, não sendo pescador artesanal ou assemelhado.
- Art. 12, VII, lei 8.212: como segurado especial: a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros a título de mútua colaboração, na condição de: b) pescador artesanal ou a este assemelhado, que faça da pesca profissão habitual ou principal meio de vida;
- Por isso, se aposenta pela regra do art. 201, §7º, I:
- Art. 201, §7º: É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições: I - 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, observado tempo mínimo de contribuição;
Eros: 65 anos
- Somente professores da educação infantil e ensino fundamental e médio possuem redução de 5 anos:
- Art. 201, § 8º O requisito de idade a que se refere o inciso I do § 7º será reduzido em 5 (cinco) anos, para o professor que comprove tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio fixado em lei complementar
- Por ser professor universitário, Eros se aposenta pela regra do art. 201, §7º:
- Art. 201, §7º: É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições: I - 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, observado tempo mínimo de contribuição;
Minerva: 55 anos
- Ela é produtora rural em regime de economia familiar, portanto, é segurada especial
- Art. 12, VII, Lei 8.212: como segurado especial: a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros a título de mútua colaboração, na condição de: a) produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade: (..)
- Sendo assim, se aposenta pela regra do art. 201, §7º, II:
- Art. 201, §7º É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições: II - 60 (sessenta) anos de idade, se homem, e 55 (cinquenta e cinco) anos de idade, se mulher, para os trabalhadores rurais e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.
Poseidon, apesar de não ser segurado especial, teria direito ao benefício da aposentadoria por idade do trabalhador rural, por força do art 56 do Decreto-Lei 3048. Resposta A, na minha opinião.
A redução de idade se refere ao pescador artesanal. Poseidon é pescador profissional, portanto não faz jus à redução da idade:
CF/88
Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, na forma da lei, a:
(...)
§ 7º É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:
II - 60 (sessenta) anos de idade, se homem, e 55 (cinquenta e cinco) anos de idade, se mulher, para os trabalhadores rurais e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.
Professor - somente de educação infantil e no ensino médio e fundamental - NÃO ENSINO SUPERIOR
Rural - regime de economia familiar + produtor rural + garimpeiro + pescador artesanal - NÃO PESCADOR PROFISSIONAL
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo