No trecho “Suprindo com a quantidade, disse mais uma vez: so...
Texto CG1A1
Na casa vazia, sozinha com a empregada, já não andava como um soldado, já não precisava tomar cuidado. Mas sentia falta da batalha das ruas. Melancolia da liberdade, com o horizonte ainda tão longe. Dera-se ao horizonte. Mas a nostalgia do presente. O aprendizado da paciência, o juramento da espera. Do qual talvez não soubesse jamais se livrar. A tarde transformando-se em interminável e, até todos voltarem para o jantar e ela poder se tornar com alívio uma filha, era o calor, o livro aberto e depois fechado, uma intuição, o calor: sentava-se com a cabeça entre as mãos, desesperada. Quando tinha dez anos, relembrou, um menino que a amava jogara-lhe um rato morto. Porcaria! berrara branca com a ofensa. Fora uma experiência. Jamais contara a ninguém. Com a cabeça entre as mãos, sentada. Dizia quinze vezes: sou vigorosa, sou vigorosa, sou vigorosa — depois percebia que apenas prestara atenção à contagem. Suprindo com a quantidade, disse mais uma vez: sou vigorosa, dezesseis. E já não estava mais à mercê de ninguém. Desesperada porque, vigorosa, livre, não estava mais à mercê. Perdera a fé. Foi conversar com a empregada, antiga sacerdotisa. Elas se reconheciam. As duas descalças, de pé na cozinha, a fumaça do fogão. Perdera a fé, mas, à beira da graça, procurava na empregada apenas o que esta já perdera, não o que ganhara. Fazia-se pois distraída e, conversando, evitava a conversa. “Ela imagina que na minha idade devo saber mais do que sei e é capaz de me ensinar alguma coisa”, pensou, a cabeça entre as mãos, defendendo a ignorância como a um corpo. Faltavam-lhe elementos, mas não os queria de quem já os esquecera. A grande espera fazia parte. Dentro da vastidão, maquinando.
Clarice Lispector. Preciosidade. In: Laços de Família.
Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 86-87 (com adaptações).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C – uma fala.
A questão aborda o uso do sinal de dois-pontos, um tema fundamental na pontuação da Língua Portuguesa, especialmente em se tratando da interpretação de textos literários. É essencial entender as funções dos sinais de pontuação para resolver questões como essa, que testam a capacidade de identificar o propósito de um determinado sinal no contexto.
No trecho: “Suprindo com a quantidade, disse mais uma vez: sou vigorosa, dezesseis”, os dois-pontos introduzem a fala do personagem. Ou seja, o que vem após os dois pontos é o que a personagem efetivamente disse. Essa é uma das funções clássicas dos dois-pontos na língua portuguesa, que é introduzir uma citação ou fala direta.
Explicação das alternativas incorretas:
A - um pensamento: Embora a fala possa refletir um pensamento da personagem, a função dos dois-pontos aqui é introduzir a fala direta dela, não apenas um pensamento.
B - uma síntese: A síntese é um resumo ou condensação de informações. No caso, os dois-pontos não estão resumindo, mas sim introduzindo a fala direta da personagem.
D - um esclarecimento: O esclarecimento é uma explicação adicional. No trecho, embora a fala possa trazer uma ideia, os dois-pontos não estão fornecendo um esclarecimento e sim introduzindo a fala.
E - uma exemplificação: Uma exemplificação ilustra um ponto com exemplos. No contexto, os dois-pontos não estão ilustrando com um exemplo, mas introduzindo o que a personagem disse.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
“Suprindo com a quantidade, disse mais uma vez: sou vigorosa, dezesseis”
Gab.: C
O sinal de dois pontos introduz a fala da personagem!
"Disse mais uma vez: sou vigorosa..."
achei a prova de português do TJRJ tranquila! Podia ser assim sempre, rsrs
GAB-C
uma fala
Dois pontos (:): introduzem diálogo, exemplificação, explicação. ... Travessão (–): indica diálogo ou dá destaque a algum elemento da frase. Parênteses ( ): isolam frases, palavras, datas e informações acessórias.
Aspas (“ ”): indicam fala, citação e isolam certas palavras e expressões.
GAB-C
Essa me deixou fora do jogo!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo