As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q659057 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, instituídas através da Resolução CNE/CEB nº 04 de 13 de julho de 2010, definem o currículo como “o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos”. De acordo com tais Diretrizes, é CORRETO afirmar que a organização curricular na Educação Básica deve
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C. Vamos entender o porquê:

O enunciado da questão nos remete à organização curricular na Educação Básica, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 04 de 2010. De acordo com essa resolução, o currículo deve ser composto por uma base nacional comum e por uma parte diversificada, as quais devem estar integradas e não constituírem blocos separados, como sugere a alternativa A.

A alternativa B está incorreta porque aponta para uma estrutura rígida e fixa, o que vai contra a ideia de flexibilidade e adaptação às realidades locais previstas nas diretrizes curriculares. A interdisciplinaridade e a transversalidade são destacadas nas diretrizes como abordagens importantes, o que torna as alternativas D e E equivocadas, pois tais alternativas sugerem a exclusão desses elementos valiosos na elaboração do currículo.

A alternativa C está correta porque reflete um dos aspectos contemplados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que é a flexibilidade na organização do currículo e a possibilidade de a escola criar programas e projetos eletivos que correspondam a pelo menos 20% do total da carga horária anual. Isso está alinhado ao conceito de uma parte diversificada, que deve ser definida a partir das características locais, das necessidades e interesses dos estudantes e da comunidade escolar, além de estar coerente com o projeto pedagógico da escola.

Portanto, a ênfase na parte diversificada do currículo e a autonomia para que as escolas desenhem parte de seus programas e projetos pedagógicos é uma estratégia que busca proporcionar uma educação mais significativa, relevante e sintonizada com o contexto social e cultural dos educandos, promovendo assim uma educação integral e inclusiva.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - RESOLUÇÃO Nº 4 DE 2010

 

Art. 17. No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, destinar-se-ão, pelo menos, 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola, previsto no projeto pedagógico, de modo que os estudantes do Ensino Fundamental e do Médio possam escolher aquele programa ou projeto com que se identifiquem e que lhes permitam melhor lidar com o conhecimento e a experiência.

Por que a letra A está errada?

Está expresso nas Diretrizes curriculares:

Art. 11 A base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos distintos.

Interpretação, Augusto.

"constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos distintos"

A assertiva afirma que elas são separadas:

"que constituem dois blocos distintos"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo