É enquadrado como segurado obrigatório da previdência social...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei 8.212/91
Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:
(...)
V - como contribuinte individual:
(...)
c) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa;
Todas as alternativa trazem a definição de empregado, exceto a letra E, que é a correta.
Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:
I - como empregado:
a) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado;
b) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas;
c) o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agência de empresa nacional no exterior;
(...)
g) o servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais;
V - como contribuinte individual:
(...)
c) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa;
Ajuda a memorizar quem são os contribuintes individuais:
a) pecuarista
b) garimpeiro
c) padre
e) funcionário da ONU; Cuidado aqui, porque ele pode ser confundido com o inciso I, e do mesmo dispositivo. O inc. I, e fala do diplomata. O inc. V, e fala de um funcionároo.
f) O CEO (decorei assim)
g) pedreiro
h) artesão. MEI é segurado obrigatório na categoria de contribuinte individual, contribui com 5% do SM. No entando, MEI é PJ e somente são segurados do RGPS pessoas físicas. Nesse caso, quem é o segurado é o titular do cnpj.
GABARITO: LETRA E
O contribuinte individual é uma categoria de segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que inclui profissionais que exercem atividades por conta própria ou que prestam serviços de forma autônoma, incluindo o ministro de confissão religiosa e membros de ordens religiosas.
- A. Incorreta. Esta descrição se refere a um empregado que possui vínculo empregatício e, portanto, é enquadrado como segurado obrigatório na categoria de empregado, e não de contribuinte individual.
- B. Incorreta. O trabalhador contratado por empresa de trabalho temporário é segurado na categoria de empregado enquanto dura o contrato de trabalho temporário, e não como contribuinte individual.
- C. Incorreta. O empregado brasileiro ou estrangeiro contratado no Brasil para trabalhar no exterior é segurado obrigatório na categoria de empregado.
- D. Incorreta. Servidores públicos ocupantes de cargo em comissão, sem vínculo efetivo, são segurados obrigatórios do RGPS, mas na categoria de empregado e não como contribuinte individual.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo