Considerando as normas de esterilização de produtos para sa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1072449 Enfermagem

Considerando as normas de esterilização de produtos para saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde só é permitido na CME de classe II.

II. O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo de esterilização.

III. O uso de caixas metálicas sem furos para esterilização de produtos para saúde é permitido em situações emergenciais.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para esta questão, a alternativa correta é a C, que afirma que apenas a afirmativa II está correta. Vamos entender o porquê:

Afirmativa I: "O uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde só é permitido na CME de classe II."

Esta afirmativa está incorreta. As estufas, ou fornos de ar quente, não são recomendadas para esterilização em Centrais de Material e Esterilização (CME) de qualquer classe, devido à sua ineficácia para alguns tipos de materiais e à possibilidade de falhas no processo de esterilização. A prática atual preconiza métodos como autoclaves a vapor, que são mais seguros e eficazes.

Afirmativa II: "O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo de esterilização."

Esta afirmativa está correta. O monitoramento é uma prática essencial em qualquer processo de esterilização. Indicadores físicos, como tempo, temperatura e pressão, devem ser registrados em cada ciclo. Isso assegura que as condições ideais para a esterilização foram atingidas, garantindo a segurança e eficácia do processo.

Afirmativa III: "O uso de caixas metálicas sem furos para esterilização de produtos para saúde é permitido em situações emergenciais."

Esta afirmativa está incorreta. As caixas metálicas sem furos não são recomendadas para processos de esterilização, uma vez que o vapor ou outro agente esterilizante não consegue penetrar adequadamente, comprometendo a eficácia da esterilização. Mesmo em situações emergenciais, o uso de recipientes adequados que permitam a penetração do agente esterilizante é fundamental.

Com esta análise, fica claro que a questão aborda a importância de compreender os diferentes métodos e protocolos de esterilização, além da importância do monitoramento contínuo para assegurar a eficácia dos processos em uma CME.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RDC n° 15

Art. 81 Não é permitido o uso de caixas metálicas sem furos para esterilização de produtos para saúde.

Art. 92 Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo