As práticas sanitárias iniciam-se com a matéria-prima (colhe...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a importância da limpeza e sanificação no processamento de alimentos, que são práticas essenciais para garantir a segurança alimentar. Estas práticas envolvem uma série de procedimentos que visam minimizar ou eliminar a presença de contaminantes, como micro-organismos, em alimentos e superfícies que entram em contato com eles.
A alternativa correta é a A: "A sanificação objetiva eliminar micro-organismos e pode ser feita por meios físicos ou químicos."
Justificativa para a alternativa correta:
A sanificação refere-se ao processo de redução de micro-organismos a um nível seguro, e isso pode ser alcançado através de meios físicos (como calor, através da pasteurização) ou químicos (como o uso de soluções sanitizantes). Essa prática é crucial para evitar doenças transmitidas por alimentos e garantir a qualidade e a segurança dos produtos alimentícios.
Análise das alternativas incorretas:
B - "A lavagem por aspersão é uma operação prévia para retirar o solo aderido e lavagem posterior por agitação."
Esta afirmação mistura conceitos. A lavagem por aspersão e por agitação são métodos de limpeza, mas não há uma sequência rígida onde a aspersão necessariamente preceda a agitação. Ambas têm suas aplicações específicas conforme o tipo de alimento e a sujidade.
C - "A lavagem por agitação é a mais eficiente. Dependendo do fruto, aumenta-se a pressão e o jato de água é ampliado."
A eficiência de um método de lavagem depende do tipo de alimento e do tipo de sujeira. Não é correto afirmar que a lavagem por agitação é sempre a mais eficiente, já que sua eficácia varia conforme o contexto.
D - "A aplicação do detergente deve ocorrer em todos os tipos de fruta independente do tipo de produto e do método de limpeza escolhido."
Esta afirmação é incorreta, pois a aplicação de detergente deve levar em consideração o tipo de fruto e o método de limpeza mais adequado, respeitando a segurança alimentar e as características do alimento.
Espero que essa explicação tenha te ajudado a compreender melhor o tema abordado na questão de concurso. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A desinfecção (também chamada sanificação) é operação de redução no número de microorganismos, a um nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento, por meio físico ou agente químico.
RDC 216
O método mais utilizado é a lavagem por aspersão, a qual consiste basicamente na exposição das superfícies do alimento a jatos de água. A eficiência da lavagem por aspersão depende da pressão, volume e temperatura da água empregada, bem como da distância da aspersão em relação ao produto e do tempo de exposição. A melhor combinação, em geral, é um volume de água pequeno a uma pressão elevada. No entanto, isto pode produzir a alteração de hortaliças ou de frutas macias e maduras como o morango, por exemplo. Neste caso, utilizam-se baixas pressões para evitar maiores danos na superfície destas. http://www.ufrgs.br/alimentus1/feira/opprelim/lavagem.h
Sanificação é feita quando se reduz os microrganismos a um número considerado isento de perigo.
Considero que a A não está correta, pois está falando em ELIMINAR os micro-organismos, sendo que a sanificação não elimina totalmente, mas sim reduz.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo