A conservação de produtos hortícolas nas mais baixas tempera...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q679830 Nutrição
A conservação de produtos hortícolas nas mais baixas temperaturas em que eles possam ser armazenados é a característica mais importante nos modernos sistemas de distribuição para a maioria desses produtos. Entretanto, temperaturas muito baixas podem causar danos irreversíveis à qualidade dos produtos armazenados. De acordo com a sensibilidade ao frio, os produtos podem ser agrupados em diferentes faixas de temperatura. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que a temperatura de segurança de armazenamento
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema Central da Questão: Esta questão aborda o armazenamento de produtos hortícolas em temperaturas adequadas, evitando danos à sua qualidade. Para responder corretamente, é necessário entender como diferentes frutas reagem ao frio e quais são as temperaturas seguras de armazenamento para cada tipo. Conhecimentos básicos em técnica dietética e conservação de alimentos são essenciais.

Alternativa Correta: A alternativa correta é a C.

Justificativa: A alternativa C afirma que a temperatura de segurança para armazenar o abacaxi é, em média, 2°C. No entanto, essa informação é incorreta. O abacaxi é sensível a temperaturas muito baixas, e armazená-lo a 2°C pode causar mudanças indesejáveis, como coloração apagada, polpa aquosa e acidez diminuída. O abacaxi deve ser armazenado em temperaturas geralmente acima de 7°C para evitar esses problemas.

Análise das Alternativas Incorretas:

A) A temperatura de segurança para o maracujá é de 7°C para evitar o escurecimento da casca. Esta informação está correta, pois o maracujá é sensível a temperaturas mais frias, que podem alterar sua aparência.

B) O abacate deve ser armazenado a uma média de 9°C, o que está correto, porque essa temperatura ajuda a prevenir o escurecimento da polpa e depressões na casca, típicos de danos por frio.

D) Para a banana, a temperatura média de 12°C é adequada para prevenir o escurecimento e empedramento da fruta. Portanto, esta alternativa também está correta, já que a banana é particularmente sensível ao frio.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Existe uma temperatura específica para cada espécie de fruta e/ou hortaliça. Os melhores resultados de uma boa conservação são obtidos quando se utiliza essa temperatura sem flutuações na câmara fria. Por isso é importante não interromper nunca a cadeia do frio. Uma variação de 1°C ou 2°C acima ou abaixo a temperatura recomendada é muito prejudicial para a qualidade da fruta e/ou hortaliça. O empilhamento adequado e a circulação de ar apropriada na câmara fria ajuda a diminuir as flutuações de temperatura. Algumas frutas e/ou hortaliças são armazenadas a baixa temperatura, em torno de 0ºC a 1°C como maçã, pera, pêssego, uvas, morango, ameixa, mirtilo, alho, alface, aspargo, cenoura, beterraba, dentre outros; Outras são armazenadas a temperaturas intermediarias entre 3°C e 8°C como a laranja, bergamota e vagem; outras são armazenadas em altas temperaturas, entre 10°C e 14°C como banana, mamão, lima, limão, manga, pepino, pimentão, abóbora dentre outras.

A umidade relativa do ar também afeta a qualidade do produto. A umidade muito baixa produz a desidratação (murchamento) do vegetal. Pelo contrário, se for muito alta os problemas com as podridões aumentam. Para a maioria das frutas e/ou hortaliças recomenda-se alta umidade relativa do ar, em torno de 90-95%.

Por outro lado, o ar deve ter uma velocidade ideal de circulação, para manter a temperatura uniforme. 

Algumas hortaliças podem ser guardadas em locais frescos, escuros ou sombreados, e ventilados, sem necessidade de refrigeração, desde que estejam inteiras e sem danos aparentes. Incluem-se nesse grupo: abóboras e morangas, batata, inhame, cará, batata-doce, cebola e alho.

As diferentes hortaliças possuem diferentes temperaturas ideais de armazenamento. Muitas não possuem sensibilidade à injúria por frio e podem, portanto, ser armazenadas a temperaturas menores do que 10°C, como é o caso de alface, cenoura, repolho e alcachofra. Por outro lado, outras são sensíveis àquela desordem fisiológica e necessitam ser armazenadas entre 10 e 13°C, como é o caso de tomate, quiabo, melancia e pepino.

Tomates no estádio de amadurecimento verde-maduro (0 a 10% da superfície do fruto possui coloração avermelhada) podem ser armazenados entre 10 e 13°C e umidade relativa entre 90 e 95%, o que propicia vida de prateleira de 2 a 5 semanas. Por outro lado, tomates maduros devem ser armazenados entre 8 e 10°C e umidade relativa variando entre 85 e 90%, propiciando entre 1 a 3 semanas de vida útil para as hortaliças.

Qual o erro da alternativa D?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo