Os pais do recém-nascido Pedro foram informados pela equipe...
• Quociente Intelectual (QI) abaixo da média.
• maior propensão a doenças.
• alterações no tônus muscular (hipotonia), o chamado “bebê molinho”.
• traços do rosto característicos, como olhos puxados, menor número de dentes, língua proeminente, dentre outros aspectos.
A equipe orientou-os a buscarem formas de estimular precocemente a criança, visando a proporcionar-lhe um maior desenvolvimento de seu potencial. Assinale a alternativa que nomeia a síndrome com a qual Pedro nasceu.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - Síndrome de Down. Vamos entender por quê.
A questão descreve características específicas associadas a uma condição genética, a qual se refere à presença de um cromossomo a mais. Essa condição é conhecida como Trissomia do Cromossomo 21, popularmente chamada de Síndrome de Down.
As características mencionadas no enunciado, como quociente intelectual (QI) abaixo da média, maior propensão a doenças, alterações no tônus muscular (hipotonia), e traços faciais característicos (como olhos puxados e língua proeminente), são típicas da Síndrome de Down. Além disso, a indicação de buscar estimulação precoce é uma abordagem comum para potencializar o desenvolvimento de crianças com essa condição.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Autismo: O autismo é um transtorno do espectro caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social e por interesses restritos e comportamentos repetitivos. Não está relacionado à presença de um cromossomo extra e não se manifesta com os traços físicos descritos.
B - Paralisia Cerebral: Esta condição é um distúrbio do movimento e da postura causado por um desenvolvimento cerebral anormal, que ocorre antes, durante ou logo após o nascimento. Os sintomas são mais relacionados a problemas motores e não a uma alteração genética específica.
C - Síndrome de Asperger: Considerada parte do espectro do autismo, a Síndrome de Asperger envolve dificuldades na interação social e interesses restritos. No entanto, não está associada a características físicas específicas, como as descritas, nem a alterações cromossômicas.
D - Deficiência Mental: Esse termo é frequentemente usado para descrever uma variedade de condições que afetam o desenvolvimento intelectual, mas não é uma condição específica com critérios genéticos definidos, como a Síndrome de Down. Além disso, não se refere a características físicas específicas.
Portanto, dado o contexto e as características apresentadas, a alternativa E - Síndrome de Down é a única que atende a todas as descrições fornecidas sobre a condição de Pedro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Síndrome de Down
Os portadores dessa síndrome possuem um cromossomo a mais: Síndrome de Down.
https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo