A classificação funcional está pacificada na literatura arq...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984669 Arquivologia
A classificação funcional está pacificada na literatura arquivística. Desde Schellenberg, nos anos 1950, há um entendimento de que a classificação de documentos de arquivos deve ser realizada de forma a agrupar os documentos pelas funções que lhes deram origem. Assinale a opção que contempla outra possibilidade de classificação (organização dos documentos), além da classificação funcional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O plano de classificação de documentos pode ser estruturado a partir das funções da instituição, da estrutura organizacional ou a partir do assunto do documento. 
a)  Errada. A classificação por grau de sigilo, segundo a Lei nº 12.527/2011, se dá a partir de três níveis: ultrassecreto, secreto e reservado. Entretanto, essa classificação é utilizada para atribuir níveis de sigilo a documentos, e não como uma possibilidade de classificação de documentos em termos de organização. 

b) Certa. A classificação estrutural ou funcional leva em consideração a estrutura organizacional da instituição. A escolha por esse tipo de classificação é menos usual, pois a estrutura da instituição muda constantemente, o que dificulta a certa estabilidade que é desejável para um plano de classificação.

c) Errada. Os documentos podem ser classificados por gênero documental. Ex: textual, iconográfico, filmográfico, audiovisual. Entretanto, a classificação por gênero é utilizada para classificar os documentos quando ao tipo de suporte e o formato, e não como uma possibilidade de classificação de documentos em termos de organização.

d) Errada. Os documentos podem ser classificados por formato documental. Ex: livro, agenda. Entretanto, a classificação por formato é utilizada para classificar os documentos quanto às características físicas que eles se apresentam, e não como uma possibilidade de classificação de documentos em termos de organização.

e) Errada. Classificação geográfica é um dos métodos de organização de documentos de arquivo, assim como o alfabético, numérico e ideográfico, mas não é uma possibilidade de classificação de documentos em termos de organização relacionada ao plano de classificação.

Fonte: BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso à Informação. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 20 de fevereiro de 2023.
Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB:B

Gabarito: Letra B.

Classificação dos documentos:

Funcional: corresponde estritamente às funções e atividades desenvolvidas.

Estrutural: corresponde às estruturas da entidade, como setores, departamentos, divisões.

Por assunto: corresponde aos documentos e seu conteúdo.

funcional, estrutural ou organizacional

Gab. Letra B

Schellenberg (2006, p.84-94) apresenta três elementos principais a serem considerados nos sistemas de classificação de documentos públicos, a saber: as ações a que os documentos se referem, a estrutura do órgão que produz o documento e os assuntos do documento.

Com base nisso, o referido autor aponta a classificação dos documentos públicos em três critérios:

Funcional: classificação de acordo com a função/atividades desempenhadas; Razão de ser do documento.

Organizacional: classificação de acordo com a estrutura da organização que criou o documento (utilizado primordialmente por meio da descentralização do arquivo);

Por assunto: classificação de acordo com o assunto do documento (sendo este último tipo a exceção). Incluem-se aqui as pastas de referências de e informações (que são muito numerosas na administração pública dos dias de hoje).

A opção correta é B) "classificação estrutural ou organizacional".

A classificação estrutural ou organizacional é uma abordagem para organizar documentos de acordo com a estrutura da organização que os produziu, ao invés das funções que realizou. Esse tipo de classificação pode envolver a organização de documentos de acordo com os departamentos, unidades, ou outros elementos estruturais da entidade produtora.

As outras opções, embora possam ser usadas em alguns contextos, não são métodos primários de classificação em arquivologia. A classificação por grau de sigilo (A) está mais relacionada com a gestão de informação do que com a classificação arquivística. A classificação por gênero documental (C) e a classificação por formato documental (D) são aspectos que podem ser considerados no processo de classificação, mas não são métodos primários de classificação. A classificação geográfica (E) pode ser relevante em alguns contextos, como em coleções cartográficas, mas não é um método primário de classificação na arquivologia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo