A Campanha de Vacinação contra a Gripe A – H1N1 iniciou em ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1394033 Conhecimentos Gerais
A Campanha de Vacinação contra a Gripe A – H1N1 iniciou em todo estado do Rio Grande do Sul no dia 25 de abril de 2016, destinada a todas as pessoas que integram os grupos prioritários para vacinação, entre elas, pessoas com doenças crônicas. São consideradas doenças crônicas pelo Ministério da Saúde, entre outras:
I. Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave). II. Doenças cardíacas crônicas. III. Diabetes tipos I e II (em uso de medicamentos). IV. Síndrome de Down. V. Obesidade grau III.
Quais estão corretas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E.

A questão aborda um tema muito relevante no campo da saúde pública: a vacinação contra a Gripe A – H1N1 e a inclusão de grupos prioritários, particularmente pessoas com doenças crônicas. O Ministério da Saúde define uma série de condições consideradas "doenças crônicas," que são prioritárias para campanhas de vacinação devido ao maior risco de complicações graves caso essas pessoas contraiam a gripe. Vamos entender por que todas as opções apresentadas estão corretas:

I. Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave): A asma, especialmente quando moderada ou grave, coloca o indivíduo em um risco aumentado de complicações respiratórias. O uso de corticoides indica uma necessidade de manejo constante da condição, justificando sua classificação como doença crônica.

II. Doenças cardíacas crônicas: Condições cardíacas crônicas, como insuficiência cardíaca, hipertensão grave e doenças coronarianas, comprometem o sistema cardiovascular, aumentando os riscos de complicações em infecções como a gripe.

III. Diabetes tipos I e II (em uso de medicamentos): O diabetes, tanto do tipo I quanto do tipo II, pode afetar o sistema imunológico e a capacidade do corpo de combater infecções. O uso de medicamentos para controle é vital, e essas pessoas são consideradas de alto risco para complicações da gripe.

IV. Síndrome de Down: Pessoas com Síndrome de Down frequentemente apresentam comorbidades que afetam seu sistema imunológico, respiratório e cardiovascular, tornando-as mais vulneráveis a infecções graves.

V. Obesidade grau III: A obesidade de grau III, também conhecida como obesidade mórbida, está associada a uma série de complicações de saúde, incluindo problemas respiratórios e cardíacos, que aumentam o risco de complicações severas em caso de infecção pela gripe.

Portanto, a alternativa E está correta porque todas as condições listadas são reconhecidas pelo Ministério da Saúde como doenças crônicas prioritárias para vacinação contra a Gripe A – H1N1.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Por que a Síndrome de Down está ligada a uma doença crônica na pergunta acima? A Síndrome de Down é uma condição de causa genética e não de doença crônica.

sindrome de down não é doença crônica, questão anulada sem dúvidas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo