Com relação ao arquivo permanente, assinale a opção correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47830 Arquivologia
Com relação ao arquivo permanente, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa A.

Alternativa A: A função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta aos documentos. Essa afirmação está correta porque o arquivo permanente, também denominado de arquivo histórico, tem o objetivo de preservar a memória institucional. Ele reúne documentos que possuem valor histórico, cultural, administrativo ou probatório, assegurando sua conservação para futuras consultas e pesquisas. A descrição dos documentos facilita a localização e o acesso a informações relevantes.

Vamos analisar as alternativas incorretas agora:

Alternativa B: Os documentos do arquivo permanente têm valor primário decrescente. Esta afirmação está incorreta. Os documentos de arquivo permanente possuem valor secundário, que é permanente, e não decrescente. O valor secundário refere-se à importância dos documentos como fontes de pesquisa histórica, administrativa e cultural, independentemente do tempo decorrido desde sua criação.

Alternativa C: O acesso aos documentos do arquivo permanente é feito com a autorização do órgão acumulador. Esta afirmação é incorreta. No caso de arquivos permanentes, o acesso a documentos geralmente é público, salvo exceções previstas em lei, como informações sigilosas ou pessoais que possam comprometer a privacidade ou segurança. Não é necessária a autorização do órgão acumulador para a maioria dos documentos permanentes.

Alternativa D: As atividades intelectuais no arranjo de documentos estão relacionadas ao acondicionamento e à fixação de etiquetas de identificação nas unidades de armazenamento. Esta alternativa está incorreta porque as atividades intelectuais no arranjo de documentos envolvem a organização dos documentos de acordo com um plano preestabelecido, respeitando princípios arquivísticos como o da proveniência e o da ordem original. Acondicionamento e etiquetagem são atividades mais operacionais.

Alternativa E: O tratamento da documentação permanente deve ser feito a partir da aplicação do princípio da territorialidade. Esta alternativa está incorreta. O princípio da territorialidade não é um dos princípios fundamentais da arquivologia para o tratamento da documentação permanente. Os princípios fundamentais incluem o da proveniência, o da organicidade, o da indivisibilidade, e o da ordem original.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No arquivo permanente o arquivo tem carater definitivo. Sao imprescritiveis e inalienaveis. Possui valor secundário.

a)CORRETA;
b)ERRADO;não tem valor primário, mas secundário. Arquivos com valor primário são os que interessam APENAS  à própria instituição, são os de interesse meramente administrativos.Arquivos de valor secundário são os que:1°, dizem respeito à origem, história e normas da instituição(chamados de valor probatório); 2°, os que trazem informação de terceiros, eventos ou fatos que interessam a todos(valor informativo).E é, por terem valor secundário, que vão para os arquivos permanentes, do contrário seriam eliminados.
c)ERRADO;
d)as atividades de arquivos permanentes podem ser INTELECTUAIS e FÍSICAS.  As intelec-
tuais consistem na análise dos documentos quanto a sua forma, origem funcional e 
conteúdo. As atividades físicas se referem à colocação dos papéis nas galerias, es-
tantes ou caixas, seu empacotamento, fixação de etiquetas etc.
e)ERRADO; o princípio mestre dos arquivos permanentes é o PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA, isto é, os arquivos devem ser organizados de acordo com sua origem(proveniência).

Alguma alma boa pode explicar por que Raios o item C tá errado???

 

colega,

acredito que a letra C esteja errada porque ao integrar um arquivo permanente o documento passa a ser aberto ao público, sem necessitar de autorização do órgão que o confeccionou. Seria o caso de um documento com valor histórico do IBGE, por exemplo, adquirir valor histórico e compor o acervo do Arquivo Nacional. O cidadão não precisará de uma autorização do IBGE para conhecer este arquivo.

Seria isso?

Se eu estiver errado, desculpem-me, me corrijam.

Letra C: ERRADA

Acesso aos documentos:

  • Arquivo corrente: órgão produtor;
  • Arquivo intermediário: órgão produtor ou outros setores com autorização do produtor;
  • Arquivo permanente: qualquer um.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo