Uma sociedade empresária que presta serviços de consultoria ...
Uma sociedade empresária que presta serviços de consultoria apresentava em 31/12/2017 o seguinte balanço patrimonial:
No mês de janeiro, a sociedade empresária comprou, por R$30.000, ações de empresas do ramo de petróleo com a perspectiva de venda em doze meses. Além disso, um dos sócios da sociedade empresária obteve um empréstimo da própria sociedade empresária no valor de R$ 20.000, para pagamento em dez meses.
Considerando apenas esses fatos, sobre o balanço patrimonial da
sociedade empresária, em 31/01/2018, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Independente de prazo de pagamento, os empréstimo realizados a sócios devem ser classificados no Ativo Realizável a Longo Prazo.
Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;
pq a E está errada?
Alguém para ajudar
Kaio Cap,
Em relação a investimentos, quando a empresa compra ações com o intuito de revender em um período inferior a 12 meses, o investimento será registrado no ativo circulante. De certa forma, a empresa está utilizando as ações como uma mercadoria, a qual ela compra e revende por um valor maior para obter lucro.
Já quando há um investimento permanente em outra empresa, então ocorrerá o registro em investimentos.
Espero ter ajudado ;)
CPC 18 - Investimento em coligadas e controladas
15. A menos que um investimento ou parcela desse investimento em uma investida seja classificado como “mantido para venda”, em consonância com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada, o investimento, e qualquer interesse retido no investimento não classificado como mantido para venda, deve ser classificado como um ativo não circulante.
A primeira operação é da compra de ações, que devem ser classificadas no Ativo Circulante, caso sejam resgatáveis a qualquer momento, ou, se resgatáveis até o termino do exercício social seguinte.
A segunda operação é do empréstimo ao sócio, e nesses casos, a empresa sempre irá contabilizar em Realizável a Longo Prazo.
Fonte: art. 179, inciso II da Lei nº 6.404/76
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo