Foi realizado um estudo em 5 pontos de duas coleções hídrica...
Os valores médios encontrados para coliformes termotolerantes na água dos 5 pontos amostrados na bacia do rio Capivari foram os seguintes:
Na discussão do trabalho, o autor faz duas considerações importantes: (1) o fato de os valores para coliformes termotolerantes encontrados nos 5 pontos não atenderem as determinações da Res. CONAMA 357/05 para águas de Classe 1, e, portanto, revelarem deficiência no saneamento básico, comprometendo a qualidade dos cursos d’água; e, (2) a razão de ter usado no estudo apenas o parâmetro de coliformes termotolerantes.
O autor justificou sua escolha porque o parâmetro de coliformes termotolerantes tem uma maior significância na avaliação da qualidade sanitária do ambiente aquático,
I. porque inclui as bactérias com forma de bastonetes gram-negativos, não esporogênicos, aeróbios ou aeróbios facultativos, capazes de fermentar a lactose com produção de gás, em 24 a 48 horas a 35 °C, e estão presentes no trato intestinal de humanos e outros organismos de sangue quente.
II. uma vez que são restritos ao trato intestinal de animais de sangue quente, sendo bons indicadores da qualidade das águas em termos de poluição por efluentes domésticos.
III. porque dos três gêneros que ele inclui, Escherichia, Enterobacter e Klebsiella, as cepas de Enterobacter e Klebsiella são de origem não exclusivamente fecal. Por outro lado, a Escherichia coli tem como habitat o trato intestinal, o que torna o parâmetro mais específico de contaminação fecal.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alem de estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas ou outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal.
Fonte: RESOLUÇÃO Nº 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005, Art. 2º, inciso XI.
Os coliformes totais são bacilos gram-negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, não esporogênicos, oxidase-negativos, que fermentam lactose com produção de gás a 35,0 ± 0,5ºC em 24-48 horas. Estes coliformes fazem parte da microbiota residente do trato gastrointestinal do homem e de alguns animais.
A presença de coliformes totais não é uma indicação útil de contaminação fecal, pois este grupo inclui diversos gêneros e espécies de bactérias não entéricas como Serratia e Aeromonas. No entanto, a sua presença e número são indicativas da qualidade higiênico-sanitária de um produto. Em condições normais, os coliformes não são, por si só, patogênicos, porém algumas linhagens ou a proliferação destes microrganismos podem causar diarreias e infecções urinárias (JAWETZ, 2000 & SILVA, 2001).
Os coliformes termotolerantes diferenciam-se dos coliformes totais por fermentarem lactose com produção de gás a uma temperatura de 44,5 ± 0,2°C em 24 horas. O principal representante do grupo termotolerante e o indicador mais específico de contaminação fecal e de eventual presença de organismos patogênicos é a Escherichia coli.
Fonte: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/77/i02-qualidademicro.pdf
Esse grupo de bactérias, denominadas termotolerantes, por serem capazes de fermentar a lactose em temperatura elevada 44,5 ± 0,2ºc por um prazo de 24 horas, engloba predominantemente o gênero Escherichia e, em menor monta, Citrobacter, klebsiella e Enterobacter, os dois últimos passíveis de serem isolados em ambientes não poluídos como água, solo e plantas. Esses gêneros representam percentual variável entre 3 e 4% nas fezes humanas e 3 a 8% nas fezes de animais. Dessa forma, o impreciso termo coliformes fecais reporta-se às bactérias termotolerantes, incluindo os gêneros não necessariamente de origem fecal (Cerqueira, Horta, 1999).Já o termo coliformes totais congrega um grupo ainda mais amplo de bactérias aeróbias ou anaeróbias também capazes de fermentar a lactose de 24 a 48 horas à temperatura 35 a 37 ºc.
Fonte: Marcelo Libânio
Para mim o gabarito está errado.
O correto deveria ser letra c.
A CONAMA 357 define Coliformes Termotolerantes como:
(... Além de estarem presentes em fezes humanas e animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas e outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal.)
A própria alternativa III reforça que os Coliformes Termotolerantes não ocorrem apenas no trato intestinal.
Como sempre a banca FCC fazendo questões mal elaboradas e erradas, pois o coliformes termotolerantes não são restritos ao trato intestinal de animais de sangue quente, pois de acordo com a CONAMA 357:
Art. 2º Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:
XI - coliformes termotolerantes: bactérias gram-negativas, em forma de bacilos, oxidase-negativas, caracterizadas pela atividade da enzima β-galactosidase. Podem crescer em meios contendo agentes tenso-ativos e fermentar a lactose nas temperaturas de 44º - 45ºC, com produção de ácido, gás e aldeído. Além de estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, ocorrem em solos, plantas ou outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal;
Agora pronto! Tem que ser Engenheiro e Médico ao mesmo tempo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo