Ao diagnosticar a crise do Ocidente, o autor localiza nessa ...
Atenção: Para responder às questões de números 6 a 10, baseie-se no texto abaixo.
Males de nossas sociedades
A enfermidade do Ocidente, mais do que social ou econômica, é moral. É verdade que os problemas econômicos são graves é não foram resolvidos. Também é certo que, apesar da abundância, a pobreza não desapareceu. Vastos grupo — as mulheres, as minorias raciais, religiosas e linguísticas - seguem sendo ou sentindo-se excluídos.
Porém, a verdadeira e mais profunda discórdia está na alma de cada um. O futuro se tornou a região do horror, e o presente se converteu num deserto. As sociedades liberais giram incansavelmente: não avançam, se repetem. Se mudam, não se transfiguram. O hedonismo do Ocidente é a outra face do seu desespero; o seu ceticismo não é uma sabedoria, e sim uma renúncia; o seu niilismo desemboca no suicídio e em formas degradadas de credulidade, como os fanatismos políticos e as quimeras da magia.
O lugar vazio deixado pelo cristianismo nas almas modernas não foi ocupado pela filosofia, mas pelas superstições e interesses mais grosseiros. Nosso erotismo é uma técnica, não mais uma arte ou uma paixão. O hedonismo contemporâneo desconhece a temperança: trata-se de um recurso de angustiados e desesperados, uma expressão do niilismo que corrói implacavelmente o Ocidente.
(Adaptado de PAZ, Octavio, 1978. Apud GIANNETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 141)
Ao diagnosticar a crise do Ocidente, o autor localiza nessa crise as razões morais da instalação dessa crise, e não vê como dirimir as consequências dessa crise sem uma profunda transformação das nossas crenças.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra b
revisar
Alternativa correta: B.
1. "localiza nela" substitui "localiza-a": Ambos expressam a ideia de que o autor localiza a crise dentro dela mesma, mantendo a concordância de gênero e número.
2. "de sua instalação" substitui "em que se instala": Essa substituição mantém a relação de posse, indicando que a crise é resultado de sua própria instalação.
3. "dirimir-lhe as consequências" substitui "sem uma profunda transformação das nossas crenças": Embora haja uma troca de palavras aqui, a substituição mantém a ideia de resolver as consequências da crise, agora usando o pronome "lhe" para referir-se à crise.
Assim, a alternativa B mantém a coerência e a gramática do texto original.
Eu não entendi porque o dirimir-lhe aceita o lhe.
Por favor, alguém sabe explicar ?
O LHE quando está ligado a um VTD é um Adjunto Adnominal, nesse caso da ideia de posse
"dirimir-lhe as consequências" = as consequências da crise
Dá para trocar por um pronome possessivo para confirmar
Ex.: Diminuir suas consequências
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo