Uma das abordagens clássicas acerca do fenômeno da motivação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q941469 Administração Geral
Uma das abordagens clássicas acerca do fenômeno da motivação nos ambientes corporativos é a Teoria do Reforço, desenvolvida por Skinner, segundo a qual
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Skinner - reforço positivo recompensas, reforço negativo puniçoes.

Gabarito: D

O reforço negativo procura promover um comportamento desejável por remoção de um estímulo aversivo enquanto punição positiva vai parar um comportamento indesejável por aplicação de um estímulo aversivo.

Na teoria do reforço, o comportamento do indivíduo será resultado de estímulos do ambiente.

Consequências positivas em decorrência de um comportamento desejado --> tendencia em adotar esse comportamento de forma frequente.

Enquanto o comportamento que é punido --> tende a ser eliminado

Gabarito D: Teorias do reforço de Skinner

Segundo a teoria do reforço, o comportamento humano é condicionado por determinadas experiencias positivas ou negativa; o papel do gestor é incentivar condutas desejáveis e desestimular as não desejáveis. Os estímulos positivos se inclinariam a fortalecer o comportamento. Já os estímulos negativos tenderiam a desestimular o comportamento indesejado. Essa teoria divide-se em quatro posturas: reforços positivos, reforços negativos, punição e extinção.

Reforço positivo: oferecer recompensa no momento em que se alcança um objetivo. por exemplo: prêmio por assiduidade ou produtividade.Reforço negativo: remover uma consequência negativa na ocorrência de um ação desejada. Um exemplo seria um funcionário que se esforça para cumprir a meta e fugir de trabalhar no sábado.Punição: praticar uma medida negativa na ocorrência de uma ação indesejada. Exemplo: desconto no salário devido ao atraso ou falta.Extinção: retirada de uma recompensa positiva no momento em que ocorre uma ação indesejada. Exemplo: retirar o prêmio por assiduidade pelas faltas cometidas.A teoria do reforço negligencia o que é intrínseco a cada indivíduo (emoções, sentimentos expectativas), leva-se em conta apenas as atitudes dos colaboradores. Por isso esta teoria é objeto de críticas pela sua característica manipuladora.

De olho nos concursos

(Questão adaptada/IADES/2013/EBSERH/Analista Administrativo/Adm/Técnico administrativo) Segundo a teoria do reforço, de Frederic Skinner, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado por meio do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas.

Resposta: Segundo a teria do reforço, o comportamento dos colaboradores pode ser manipulado por determinados incentivos; o papel do gestor é incentivar condutas desejáveis e desestimular as não desejáveis. Gabarito é CERTO.

Fonte: http://admteorica.blogspot.com/2016/08/teorias-do-reforco-de-skinner.html

Eu costumo assimilar que o Skinner ver o ser humano como um cachorro:

 

 

Se fizer a coisa certa - Ganha um petisco.

 

Se fizer a coisa errada - É punido.

 

 

Tudo depende da ação do indivíduo (no caso, o cachorro) e dessa ação vai vir uma reação benéfica ou punitiva.

 

 

 

Reforço positivo: Eu dar um osso ao meu cachorro, pois ele me obedeceu e deu a patinha.

 

Extinção: Retirar o osso do meu cachorro, pois ele não me deu a patinha.

 

Punição: Eu prender o meu cachorro, pois ele não me deu a patinha

 

Reforço negativo: Eu soltar meu cachorro, pois ele me deu a patinha (Retirei a consequência negativa / punição)

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo