Assinale a alternativa correta quanto à concordância, de ac...
Ensino laico
Levar o ensino religioso a escolas federais, estaduais e municipais, mesmo com matrícula facultativa, mostrou-se um erro do constituinte. Não se trata aqui de contestar a importância da fé para indivíduos ou para a sociedade; a questão é que as igrejas nunca precisaram do púlpito escolar para dar publicidade a suas doutrinas.
Sendo assim, resta pouco sentido em consumir tempo e recursos escassos da educação do país com algo que outras entidades já fazem com eficiência.
A introdução da disciplina no currículo criou a dificuldade de conciliá-la com o princípio da laicidade do Estado, segundo o qual este deve manter posição de neutralidade plena em relação a todos os credos – e também à descrença de parte dos cidadãos.
Ora, dado que tanto o ensino religioso quanto a laicidade são mandamentos da Constituição, o modo menos canhestro de harmonizá-los é sacrificando qualquer caráter confessional, isto é, toda associação direta do poder público com esta ou aquela fé.
Na impossibilidade de proporcionar aulas associadas a todas as preferências, afigura-se mais adequado abraçar um modelo em que se tenta abordar o fenômeno religioso no que ele tem de universal, explicando o surgimento das principais doutrinas. Às próprias igrejas caberia levar ensinamentos mais dogmáticos a seus fiéis.
Espera-se, assim, que a maior parte dos ministros que ainda não votaram o julgamento de ação direta de inconstitucionalidade que contesta o ensino religioso de caráter confessional em escolas públicas acompanhe o relator, para o qual o tratamento da disciplina na rede pública precisa ser necessariamente não confessional, isto é, desvinculado de crenças específicas.
(Editorial. Folha de S.Paulo, 20.09.2017. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre concordância verbal e nominal, que é um tópico essencial na gramática normativa.
Alternativa correta: C
A alternativa (C) está correta em relação à concordância. Vamos entender por quê:
Na frase: "Ao se pensar na oferta de ensino religioso nas escolas, cumpre observar o fato de que muitos credos são professados, assim como também há cidadãos que não têm nenhum."
- Concordância Verbal: O verbo "cumpre" está no singular, concordando corretamente com a oração reduzida "ao se pensar", que exige um verbo na terceira pessoa do singular.
- Concordância Nominal: A expressão "muitos credos" está corretamente no plural para concordar com o substantivo "credos", e "cidadãos" está no plural para concordar com "há cidadãos".
Agora, vamos ver por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: "No país, sempre houveram muitos cidadãos que não professam nenhuma fé, mas nem por isso a questão do ensino religioso deve ser ignorada pelos gestores."
- O verbo "haver", no sentido de existir, é impessoal e deve permanecer no singular. Portanto, a forma correta seria "sempre houve muitos cidadãos".
Alternativa B: "Conta com escassos recursos financeiros as escolas do país, uma das razões que levam as pessoas a questionarem como eles devem ser investido de forma consciente."
- O verbo "conta" deveria estar no plural para concordar com "as escolas", portanto, o correto seria "Contam".
- Além disso, "como eles devem ser investido" está errado, pois "investido" deveria concordar com "recursos", ficando "investidos".
Alternativa D: "O fato de haver bastante religiões no Brasil mostra que parecem mais justo que as escolas optem por não veicularem os princípios desta ou daquela religião."
- O verbo "haver" é impessoal e não varia, então "bastante religiões" deveria ser "bastantes religiões" no sentido de quantidade.
- Além disso, "parecem" deveria estar no singular, pois o sujeito "que" está oculto e se refere a "o fato", logo, "parece" é a forma correta.
Alternativa E: "Quando começa as discussões relativa à oferta do ensino religioso nas escolas públicas, questiona-se: será que as principais doutrinas deve ser abordada nas escolas?"
- O verbo "começa" deveria estar no plural para concordar com "as discussões", ficando "começam".
- Além disso, "relativa" deveria estar no plural para concordar com "discussões", logo, "relativas" é o correto.
- Por fim, "deve ser abordada" deveria ser "devem ser abordadas" para concordar com "principais doutrinas".
Espero que estas explicações tenham ajudado a entender melhor o tema de concordância verbal e nominal. Esse conhecimento é fundamental para evitar erros comuns em provas de concursos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva C
Ao se pensar na oferta de ensino religioso nas escolas, cumpre observar o fato de que muitos credos são professados, assim como também há cidadãos que não têm nenhum.
GABARITO: LETRA C
A) No país, sempre houveram muitos cidadãos que não professam nenhuma fé, mas nem por isso a questão do ensino religioso deve ser ignorada pelos gestores ? verbo "haver" com sentido de "existir" é impessoal e não deve ser flexionado (=o correto é "houve").
B) Conta com escassos recursos financeiros as escolas do país, uma das razões que levam as pessoas a questionarem como eles devem ser investido de forma consciente ? quem conta? As escolas (=sujeito no plural e posposto ao verbo, o correto é "contam").
C) Ao se pensar na oferta de ensino religioso nas escolas, cumpre observar o fato de que muitos credos são professados, assim como também há cidadãos que não têm nenhum.
D) O fato de haver bastante religiões no Brasil mostra que parecem mais justo que as escolas optem por não veicularem os princípios desta ou daquela religião ? ISSO parece mais justo (=sujeito oracional, verbo deve ficar no singular).
E) Quando começa as discussões relativa à oferta do ensino religioso nas escolas públicas, questiona-se: será que as principais doutrinas deve ser abordada nas escolas? ? o quê começa? As discussões (=sujeito simples no plural, o correto é "começam").
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Na letra D o vocábulo bastante é um pronome indefinido e possui valor adjetivo, pois se refere a palavra religiões, logo deve variar.
O correto seria: "O fato de haver bastantes religiões no Brasil..."
Bastante. se der para substituir por MUITOS vai para o plural.
exemplo: Tenho bastantes(MUITOS) amigos
EMBORA NÃO TENHA NA QUESTÃO, GOSTARIA DE POSTAR UM COMENTARIO SOBRE CONCORDANCIA VERBAL QUE FOI MUITO IMPORTANTE PRA MIM:
verbo AUXILIAR + HAVER ou FAZER: O AUXILIAR FICA NO SINGULAR!!
EXEMPLO: DEVE HAVER meios mais fáceis de resolver a questão
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo