Em 2021, a taxa de abandono escolar da rede estadual do Par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115418 Pedagogia
Em 2021, a taxa de abandono escolar da rede estadual do Paraná no ensino médio foi de 1,3%. O índice foi o menor entre as redes estaduais do Brasil, ao lado de Goiás e Distrito Federal. No ensino fundamental (anos finais), a rede estadual paranaense teve uma taxa de abandono de 0,6%, atrás apenas das redes estaduais de Goiás (0,5%), Mato Grosso do Sul (0,4%) e Distrito Federal (0,2%). O resultado representa melhoria em relação ao ano de 2020, quando o abandono foi de 3,7% no ensino médio e 1,2% no ensino fundamental. Os índices foram divulgados na segunda etapa do Censo Escolar 2021, realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Rede-estadual-doParana-e-uma-das-lideres-nacionais-no-combate-ao-abandonoescolar.)

O Estado do Paraná há algum tempo vem implantando políticas públicas que visam combater o abandono e a evasão; entretanto, é um problema que sempre esteve presente na história da educação escolar brasileira, tornando-se crônico e assumindo proporções inaceitáveis em pleno século XXI. Pesquisadores sobre o tema classificam o fracasso escolar a partir de dois fatores: os fatores externos e os fatores internos à escola. Levando em consideração que os fatores internos causam a evasão escolar, está correto o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

A questão aborda o complexo problema da evasão escolar, que é influenciado por uma série de fatores, categorizados principalmente entre fatores internos e externos à escola. Os fatores internos são aqueles relacionados ao ambiente escolar e às práticas pedagógicas adotadas, enquanto os fatores externos dizem respeito às condições de vida dos alunos fora da escola, como o ambiente familiar e socioeconômico.

A alternativa B está correta porque identifica um problema interno à escola ao destacar que a escola pode ser percebida pelos alunos como não atrativa e voltada somente para a reprodução de conteúdos, sem estabelecer conexão com suas vivências e interesses, resultando em dificuldades de compreensão. O uso de uma linguagem rebuscada e termos formativos que não são acessíveis pode criar barreiras no processo de aprendizagem e desmotivar os estudantes, levando, eventualmente, à evasão. Reconhecer esses aspectos é fundamental para os professores e gestores educacionais ao buscarem estratégias para tornar a escola um ambiente mais acolhedor e significativo para os alunos.

Entender essa dinâmica é essencial para formuladores de política educacional, pedagogos e professores, pois ela influencia diretamente na elaboração de estratégias pedagógicas inclusivas e eficazes que visem diminuir as taxas de abandono escolar e aumentar a retenção e sucesso dos estudantes na escola.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O único fator interno à escola está na alternativa B.

Família - Fator externo

Escola - Fator interno

Desigualdades sociais - Fator externo

Trabalho - Fator externo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo