O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensi...
O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021) considera imprescindível evidenciar a função que os professores adquirem no desenvolvimento das suas Atividades de Ensino, como reguladores da atividade, organizando e intervindo na relação criança/estudante ↔ mundo, mediada pelos conhecimentos. Transcorre daí a necessidade de os professores desenvolverem um entendimento de ação mediada, ou seja, de como as atividades humanas lidam com os seus símbolos/signos, posta nos termos de como as distintas linguagens ensinadas em nossas salas de aula se transformam em pensamento por parte das crianças e dos estudantes.
Dessa forma, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona planos de atenção que dizem respeito ao percurso formativo dos professores:
Primeira coluna
1.Atenção aos recursos de ensino e à ação mediada
2.Atenção ao grau de abstração e às relações de generalidade
3.Atenção à participação orientada 4.Atenção à emergência de espaços comunicativos
Segunda coluna
(__) Neste plano, chamamos a atenção aos processos interativos que acontecem entre as crianças, os estudantes e os professores e também entre as crianças/estudantes. Nas instituições de ensino, os objetivos giram em torno da comunicação e coordenação de esforços de natureza cultural. Trata-se do plano das relações interpessoais, suscitadas pela Atividade de Ensino, que são complexas e crescentes
(__) Neste plano, chamamos a atenção para as conexões materiais (os recursos de ensino mais adequados) entre as crianças e os estudantes, de um lado, e os contextos histórico-culturais (na forma de conhecimentos), do outro. A ação mediada trata-se das formas de acesso das crianças e dos estudantes aos conhecimentos e seus contextos, que não são diretas, mas mediadas simbolicamente.
(__) Trata-se da atenção pertinente aos conhecimentos envolvidos nos processos de aprender, entendendo-os como instrumentos culturais orientadores das ações das crianças e dos estudantes em suas interlocuções consigo mesmos e com o mundo. São construídos na relação criança/estudante ↔ mundo em contextos que lhes atribuem significados. As relações de generalidade dizem respeito aos conceitos e à elaboração de um campo de significados, ou seja, aprender − um aspecto que provoca intensa atividade intelectual por parte das crianças e dos estudantes envolvidos em suas atividades de estudo.
(__) Neste plano, atentamos à aprendizagem como atividade social baseada na comunicação, concretizada em diferentes formas, como por meio de desenhos, textos escritos e diálogos entre os participantes, promovendo o intercâmbio de ideias. Entendemos que a socialização dos resultados da atividade de estudo é imperiosa; logo se transforma em uma necessidade por parte dos professores e seus estudantes a divulgação para outros contextos além da sala de aula. As tecnologias da informação e comunicação transformam-se em possibilidades acessíveis e rápidas para os processos de socialização dos resultados alcançados pelas crianças e pelos estudantes na forma de produtos finais de uma atividade.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: