Nas sociedades egípcia, grega e romana, havia o politeísmo,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2248576 Pedagogia
Nas sociedades egípcia, grega e romana, havia o politeísmo, a crença em várias divindades, como elemento em comum. Em relação às religiões politeístas, analisar os itens abaixo:
I. As religiões politeístas da Antiguidade têm em comum a criação de mitos que explicam a criação e o funcionamento do mundo.
II. Nas religiões politeístas em geral, é comum que os deuses tenham funções e responsabilidades distintas na narrativa religiosa, de forma que cada qual desempenha seu papel dentro de uma organização de mundo.
III. As religiões politeístas criavam e/ou fundamentavam a divisão da sociedade em classes ou estamentos, configurando, assim, a justificação para a consolidação de poderes políticos e estruturas de organização social.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Todos os itens.

Vamos analisar cada item da questão:

Item I: As religiões politeístas da Antiguidade têm em comum a criação de mitos que explicam a criação e o funcionamento do mundo.

Esse item está correto. As religiões politeístas da Antiguidade, como as das sociedades egípcia, grega e romana, realmente criaram mitos para explicar a origem e o funcionamento do mundo. Esses mitos serviam para responder questões fundamentais sobre a existência, a natureza e os fenômenos naturais, fornecendo uma base para a compreensão do universo e o lugar do ser humano nele.

Item II: Nas religiões politeístas em geral, é comum que os deuses tenham funções e responsabilidades distintas na narrativa religiosa, de forma que cada qual desempenha seu papel dentro de uma organização de mundo.

Também está correto. Nas religiões politeístas, cada deus ou deusa tinha uma função específica, como deus do amor, da guerra, do mar, entre outros. Essa divisão de responsabilidades ajudava a estruturar as narrativas religiosas e a organização do mundo, facilitando a compreensão da diversidade de fenômenos naturais e sociais.

Item III: As religiões politeístas criavam e/ou fundamentavam a divisão da sociedade em classes ou estamentos, configurando, assim, a justificação para a consolidação de poderes políticos e estruturas de organização social.

Por fim, esse item também está correto. As religiões politeístas frequentemente desempenhavam um papel crucial na estruturação social e política das sociedades antigas. Elas forneciam uma justificativa divina para a existência de classes sociais e estamentos, muitas vezes conferindo autoridade aos governantes e legitimando as hierarquias e normas sociais.

Portanto, a alternativa D está correta porque todos os itens (I, II e III) refletem aspectos verdadeiros sobre as religiões politeístas da Antiguidade.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Religiões Politeistas

O que é politeísmo? Politeísmo é a adoração de múltiplas divindades como parte de um mesmo sistema religioso. Religiões como o cristianismo e o judaísmo pregam a existência de apenas uma divindade, enquanto outras, como a nórdica, a egípcia e a grega, têm vários deuses, cada um com suas características e funções.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo