Considere a afirmação abaixo:A partir do marco temporal de 2...
Considere a afirmação abaixo:
A partir do marco temporal de 2003, momento de conquista social decorrente das lutas dos movimentos negros em nosso país, instauraram-se novas políticas públicas que atingiram diretamente a pesquisa, o ensino e a extensão no campo da História e do Ensino de História. Estamos citando a Lei 10.639/03 que criou o artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), responsável por trazer ao debate público, via educação escolar, as práticas do racismo, do preconceito e da discriminação; o parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CP n. 003/2004 de 10 de março de 2004 que instituiu as Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e a Lei n. 11.645 de 10 de Março de 2008.
Sobre o que diz a Lei 11.645/2008 é CORRETO
afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (29)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
A questão aborda a Lei 11.645/2008, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. Essa legislação é um marco importante na educação brasileira, pois visa valorizar e reconhecer a contribuição desses grupos étnicos na formação da identidade nacional.
Justificativa da alternativa correta (A):
A alternativa A está correta porque descreve de maneira fiel o que a Lei 11.645/2008 estabelece. Ela determina que o conteúdo programático deve incluir diversos aspectos da história e cultura que formaram a população brasileira, com destaque para a história da África e dos africanos, a luta dos negros e povos indígenas no Brasil, entre outros tópicos. Esses elementos são essenciais para o resgate das contribuições sociais, econômicas e políticas relevantes à história do Brasil.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa B: Embora esta alternativa destaque a valorização e o respeito à resistência negra e à cultura dos africanos e seus descendentes, ela não menciona de forma abrangente o estudo da história e cultura indígena, o que é uma exigência da Lei 11.645/2008. Além disso, a menção específica a "família escrava" e "organização da família indígena" não é central na descrição legal.
Alternativa C: Esta alternativa foca na existência das culturas europeia, africana e indígena e nos processos de troca cultural e hibridização, mas não está alinhada com a especificidade da Lei 11.645/2008, que destaca a necessidade de resgatar as contribuições dos grupos afro-brasileiros e indígenas.
Alternativa D: A alternativa D menciona a criação de uma cultura afro-brasileira e a herança indígena, mas também acaba por não abordar de maneira completa o que é exigido pela Lei 11.645/2008, que enfatiza a inclusão sistemática da história e cultura de ambos os grupos nos currículos escolares.
Alternativa E: Esta opção, apesar de mencionar a articulação de identidades negras/indígenas e culturas híbridas, se afasta do foco principal da Lei 11.645/2008, que é a inclusão no currículo escolar dos conteúdos específicos sobre a história e cultura dos afro-brasileiros e indígenas.
A Lei 11.645/2008 é um avanço significativo para a educação no Brasil, pois promove a inclusão e o reconhecimento das contribuições históricas dos povos afro-brasileiros e indígenas, fortalecendo a identidade cultural e a diversidade no ambiente escolar.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ARTIGO 26-A: Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=26%2DA.,n%C2%BA%2011.645%2C%20de%202008).
Gabarito: A de acarajé com camarão.
#pracimaguerreir@
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo