Considerando os princípios da educação inclusiva, marque V ...
( ) As escolas das redes regulares de educação profissional, públicas e privadas, devem atender alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, mediante a promoção das condições de acessibilidade. ( ) As escolas regulares devem firmar a capacitação de recursos humanos, a flexibilização e a adaptação do currículo. ( ) É necessário incentivar o encaminhamento para o trabalho, contando, para tal, com a colaboração do setor responsável pela educação especial do respectivo sistema de ensino. ( ) A educação inclusiva não tem como regra o aprimoramento de políticas de inclusão, os princípios que norteiam; responsabiliza a família, somente, para dar suporte ao educando.
A sequência está correta em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - V, V, V, F.
Esta questão aborda princípios fundamentais da educação inclusiva, que é um paradigma educacional fundamentado na valorização das diferenças e na igualdade de oportunidades. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre a legislação e as políticas educacionais que orientam a prática inclusiva nas escolas, bem como os princípios que sustentam uma educação que acolhe todos os estudantes, independentemente de suas particularidades.
Na primeira afirmativa, a necessidade das escolas de educação profissional, tanto públicas quanto privadas, em promover a acessibilidade para atender alunos com necessidades educacionais especiais é um fato verdadeiro, reforçando que a inclusão vai além da educação básica, estendendo-se à educação profissional e tecnológica. Isso está em concordância com a legislação brasileira, como o Decreto nº 5.626/2005 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
A segunda afirmativa destaca a importância do desenvolvimento de capacitação de recursos humanos, flexibilização e a adaptação curricular nas escolas regulares, que também é verdadeira. Essas medidas são essenciais para garantir que o currículo atenda às diversas necessidades dos estudantes, tornando-se um elemento chave da educação inclusiva. A formação continuada dos professores e a adaptação de materiais são práticas recomendadas por documentos orientadores como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
Na terceira afirmativa, é verdade que deve haver um incentivo ao encaminhamento para o trabalho, em colaboração com o setor responsável pela educação especial. Isso está alinhado com a ideia de que a educação inclusiva deve promover a autonomia e a capacidade de inserção no mercado de trabalho dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
Por fim, a quarta afirmativa é falsa porque a educação inclusiva envolve o aprimoramento de políticas de inclusão, e não se responsabiliza somente a família para dar suporte ao educando. O compromisso com a educação inclusiva é coletivo, envolvendo a escola, a família e o Estado, e não se restringe apenas ao apoio familiar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo