Um psicólogo é nomeado por um juiz da vara de família de su...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O documento produzido pelo CFP trata dos marcos legais da política pública, como também na abordagem de temas atuais que os profissionais de Psicologia se deparam na sua atuação nas varas de família, como mediação de conflitos, alienação parental, depoimento especial, violência contra a mulher, assim como a atuação do perito e elaboração de documentos escritos por psicólogas(os).
- ERRADO
“A mudança de postura, mais preocupada com os efeitos do trabalho para as pessoas que encaminharam seus conflitos ao Judiciário, demarca também um avanço nas reflexões sobre a prática cotidiana nas instituições judiciais. Nota-se, assim, que o trabalho a ser executado não se restringe à realização de diagnósticos ou às perícias judiciais"
- ERRADO
Dessa forma, não restringe-se apenas o MP, mas ao próprio juiz, bem como outros órgãos, como a Defensoria Pública, por exemplo.
- CERTO
- ERRADO
- ERRADO
GABARITO DA PROFESSORA: LETRA C
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (2019). Referências Técnicas para Atuação de psicólogas(os) em Varas de Família. Brasília, CFP.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C.
O papel do psicólogo nesse contexto é avaliar as potencialidades, características e capacidades dos genitores em relação ao relacionamento com a criança e às necessidades do menor. A avaliação visa contribuir para a tomada de decisão do juiz em relação à guarda, levando em consideração o melhor interesse da criança.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo