Assinale a opção que apresenta aspecto da cultura organizaci...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - valor.
A questão aborda a temática da cultura organizacional, que é composta por diversos elementos como crenças, valores, rituais, histórias, entre outros. Esses elementos são responsáveis por moldar o comportamento e as interações dentro de uma organização, criando um senso de identidade entre os membros e orientando suas atitudes e percepções.
Os valores são princípios ou crenças que servem como guia para o comportamento dos membros da organização e são considerados ideais a serem alcançados. Eles influenciam as percepções dos indivíduos sobre o que é considerado importante e têm um papel significativo na tomada de decisão dentro da organização.
Quando se trata de modificar crenças, preconceitos ideológicos e julgamentos, estamos falando de um processo que afeta diretamente os valores dos integrantes da organização. Essa mudança pode ser desafiadora, pois frequentemente valores são arraigados e influenciam as atitudes e comportamentos dos indivíduos de maneira profunda.
As outras opções como hábito, símbolo, artefato, e cerimônia também são elementos da cultura organizacional, mas não são tão diretamente relacionados à mudança de crenças e preconceitos ideológicos quanto os valores. Os hábitos dizem respeito a práticas rotineiras, os símbolos são objetos ou sinais que representam algo maior dentro da organização, os artefatos são objetos tangíveis que podem ser vistos dentro da organização e as cerimônias são eventos formais que reforçam determinados aspectos da cultura. Enquanto esses elementos podem refletir os valores, são os valores que fundamentam a essência das crenças e preconceitos ideológicos que a questão enfatiza.
Portanto, a alternativa D está correta porque os valores são centrais na formação e mudança de crenças e ideologias dos membros de uma organização, o que é fundamental para o entendimento e a prática de uma gestão estratégica eficaz.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Valores e Crenças: referem-se às justificativas dadas pelas pessoas devido a seu comportamento, funcionam como regras de comportamento.
VALORES – são crenças e conceitos que moldam o contorno cultural de um grupo, estabelecendo padrões de comportamento, de avaliação e de imagem. Em uma organização, o sistema de valores baliza e demonstra claramente quais as prioridades e os caminhos que a empresa normalmente deseja seguir na busca dos seus objetivos. Alguns exemplos de valores são: busca da inovação tecnológica, lucratividade, segurança, imagem da empresa, entre outros.
Componentes da cultura organizacional Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas.
Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam.
Os funcionários aprendem a cultura organizacional através de várias formas, como histórias, rituais, símbolos materiais e linguagem.
Histórias: Contos e passagens sobre o fundador da companhia, lembranças, sobre dificuldades ou eventos especiais, regras de conduta, corte e recolocação de funcionários.
Rituais e Cerimonias: São seqüências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização
Símbolos Materiais: A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento ( como assumir riscos ou seguir a rotina, autoritarismo ou espírito democrático, estilo participativo ou individualismo, atitude conservadora ou inovadora) desejado pela organização.
Linguagem: Muitas organizações e mesmo unidades dentro das organizações utilizam a linguagem como um meio de identificar membros de uma cultura ou subcultura.
Uma dúvida ficou com os comentários...
Esse "valor" apontando como gabarito da questão corresponde aos "valores compartilhados" ( segundo nível da cultura) ou a um dos componentes dos "artefatos" (terceiro nível da cultura)?
Veja uma frase de Schein, um dos maiores autores da área:
"A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades)."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo