O ensino de Geografia desempenha um papel fundamental na for...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2561267 Pedagogia
Eventos climáticos extremos serão cada vez mais comuns, dizem especialistas

O Brasil precisa se adaptar para os eventos climáticos extremos que podem aparecer com mais frequência e intensidade no país





Com o aumento do regime de chuvas no Brasil, o país deve se preparar para reagir a eventos climáticos extremos, que serão cada vez mais frequentes e podem causar danos tanto ao meio ambiente como à população em geral.
Em fevereiro de 2023, na cidade de São Sebastião, em São Paulo, as chuvas atingiram o número recorde de 627 mm em 24 horas, segundo a Defesa Civil. O nível elevado de água no município trouxe graves consequências, como o deslizamento de encostas, enchentes, destruição de milhares de casas e mais de 50 mortos, além de enormes prejuízos na infraestrutura da região.
Além do litoral Norte de São Paulo, a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, sofreu com chuvas intensas e deslizamentos de terras que deixaram 233 mortos, em fevereiro de 2022. A tragédia que atingiu o município histórico deixou um rastro de destruição, com casas arrasadas e famílias desoladas.


Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/meio-ambiente-brasil/eventos-climaticos-extremos-serao-cada-vez-mais-comuns-dizem-especialistas
O ensino de Geografia desempenha um papel fundamental na formação da consciência ambiental entre os alunos. Através do estudo de temas como mudanças climáticas, sustentabilidade e gestão de recursos naturais, os estudantes aprendem sobre os desafios ambientais enfrentados globalmente e a importância de práticas sustentáveis. Este conhecimento é crucial para preparar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de contribuir para um futuro mais sustentável.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas e marque a opção correta:
I. A proposta de estudo das questões ambientais em Geografia, favorece uma visão clara dos problemas de ordem local, regional e global, ajudando a sua compreensão e explicação, fornecendo elementos para a tomada de decisões e permitindo intervenções necessárias.
II. O ensino da Geografia possibilita o estudo da educação ambiental levando os alunos a trabalhar o lugar em que reside numa consciência crítica sobre a problemática ambiental.
III. Ao direcionar o estudo às consequências locais de questões ambientais o professor aproxima os conceitos da vivência do aluno oportunizando saberes necessários para sua conscientização.
IV. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza, é uma competência específica de Geografia para o ensino fundamental, presente na BNCC. 
Alternativas