O fenômeno religioso é “a busca do Ser frente a ameaça do N...
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Ano: 2017
Banca:
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão:
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Prova:
FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2017 - Prefeitura de Itatiaiuçu - MG - Professor P2 - Ensino Religioso |
Q1627706
Pedagogia
O fenômeno religioso é “a busca do Ser frente a ameaça
do Não ser” (PCN, p. 32). As tradições religiosas, para
lidar com a angústia diante da anomia, organizam-se em
sistemas de pensamento e estruturas comuns. É dessas
estruturas comuns “que são retirados os critérios para
a organização e seleção dos conteúdos e objetivos do
Ensino Religioso” (PCN, p. 32).
Relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os eixos organizadores do conteúdo com suas respectivas características.
COLUNA I
1. Culturas e religiões 2. Escrituras sagradas 3. Teologias 4. Ritos 5. Ethos
COLUNA II
( ) “É o conjunto de afirmações e conhecimentos elaborados pela religião e repassados para os fiéis sobre o Transcendente, de um modo organizado ou sistematizado. Como o Transcendente é a entidade ordenadora e o senhor absoluto de todas as coisas, expressa-se esse estudo nas verdades de fé.”
( ) “É a forma interior da moral humana em que se realiza o próprio sentido do ser. É formado na percepção interior dos valores, de que nasce o dever como expressão da consciência e como resposta do próprio ‘eu’ pessoal.”
( ) “É o estudo do fenômeno religioso à luz da razão humana, analisando questões como: função e valores da tradição religiosa, relação entre tradição religiosa e ética, teodiceia, tradição religiosa natural e revelada [...] Não se separa das ciências que se ocupam com o mesmo objeto, como: filosofia da tradição religiosa, história e tradição religiosa, sociologia e tradição religiosa, psicologia e tradição religiosa.”
( ) “É a série de práticas celebrativas das tradições religiosas. [...] Podem ser agrupados em três categorias principais: os propiciatórios, que se constituem principalmente de orações, sacrifícios e purificações; os divinatórios que visam conhecer os desígnios do Transcendente em relação aos acontecimentos futuros; os de mistérios que compreendem as várias cerimônias relacionadas com certas práticas limitadas a um número restrito de fiéis.” Envolvem também símbolos e espiritualidades.
( ) São suportes que “transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente, onde pela revelação, cada forma de afirmar o Transcendente faz conhecer aos seres humanos seus mistérios e sua vontade, dando origem às tradições. E estão ligados ao ensino, à pregação, à exortação e aos estudos eruditos”. Em algumas tradições religiosas, essa transmissão é feita na forma de tradição oral.
Assinale a sequência CORRETA.
Relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os eixos organizadores do conteúdo com suas respectivas características.
COLUNA I
1. Culturas e religiões 2. Escrituras sagradas 3. Teologias 4. Ritos 5. Ethos
COLUNA II
( ) “É o conjunto de afirmações e conhecimentos elaborados pela religião e repassados para os fiéis sobre o Transcendente, de um modo organizado ou sistematizado. Como o Transcendente é a entidade ordenadora e o senhor absoluto de todas as coisas, expressa-se esse estudo nas verdades de fé.”
( ) “É a forma interior da moral humana em que se realiza o próprio sentido do ser. É formado na percepção interior dos valores, de que nasce o dever como expressão da consciência e como resposta do próprio ‘eu’ pessoal.”
( ) “É o estudo do fenômeno religioso à luz da razão humana, analisando questões como: função e valores da tradição religiosa, relação entre tradição religiosa e ética, teodiceia, tradição religiosa natural e revelada [...] Não se separa das ciências que se ocupam com o mesmo objeto, como: filosofia da tradição religiosa, história e tradição religiosa, sociologia e tradição religiosa, psicologia e tradição religiosa.”
( ) “É a série de práticas celebrativas das tradições religiosas. [...] Podem ser agrupados em três categorias principais: os propiciatórios, que se constituem principalmente de orações, sacrifícios e purificações; os divinatórios que visam conhecer os desígnios do Transcendente em relação aos acontecimentos futuros; os de mistérios que compreendem as várias cerimônias relacionadas com certas práticas limitadas a um número restrito de fiéis.” Envolvem também símbolos e espiritualidades.
( ) São suportes que “transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente, onde pela revelação, cada forma de afirmar o Transcendente faz conhecer aos seres humanos seus mistérios e sua vontade, dando origem às tradições. E estão ligados ao ensino, à pregação, à exortação e aos estudos eruditos”. Em algumas tradições religiosas, essa transmissão é feita na forma de tradição oral.
Assinale a sequência CORRETA.