Considerando temas de orçamento público, julgue o item. A fi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088363 Administração Financeira e Orçamentária

Considerando temas de orçamento público, julgue o item. 


A fim de gerar maior economia operacional e maior racionalização dos procedimentos de execução financeira, a unificação dos recursos movimentados pelo Tesouro Nacional ocorreu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, com a criação da Conta Única do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de uma questão sobre Direito Financeiro cuja solução pode ser encontrada na Constituição Federal de 1988.

O item está CORRETO. Segundo o site do Governo Federal, o Decreto-Lei nº 200 de 1967 determinou ao Ministério da Fazenda a unificação dos recursos movimentados pelo Tesouro Nacional, visando maior economia operacional e racionalização dos procedimentos financeiros. Entretanto, essa determinação só foi cumprida integralmente após a promulgação da Constituição de 1988, que centralizou todas as disponibilidades do Tesouro Nacional em uma Conta Única mantida no Banco Central do Brasil, com o Banco do Brasil atuando como agente financeiro do Tesouro.

Essa medida teve como objetivo gerar maior economia operacional e maior racionalização dos procedimentos de execução financeira do governo federal. A conta única possibilita maior controle e transparência na gestão dos recursos públicos, além de facilitar a elaboração e o acompanhamento da execução do orçamento.

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.


Fonte: https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/execucao-orcamentaria-e-financeira/programacao-financeira/gestao-da-conta-unica


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Conta Única do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, acolhe todas as disponibilidades financeiras da União, inclusive fundos, de suas autarquias e fundações. Constitui importante instrumento de controle das finanças públicas,uma vez que permite a racionalização da administração dos recursos financeiros, reduzindo a pressão sobre a caixa do Tesouro, além de agilizar os processos de transferência e descentralização financeira e os pagamentos a terceiros. 

O Decreto Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, que promoveu a organização da Administração Federal e estabeleceu as diretrizes para Reforma Administrativa, determinou ao Ministério da Fazenda que implementasse a unificação dos recursos movimentados pelo Tesouro Nacional, através de sua Caixa junto ao agente financeiro da União, de forma a garantir maior economia operacional e a racionalização dos procedimentos relativos a execução da programação financeira de desembolso. 

Tal determinação legal só foi integralmente cumprida com a promulgação da Constituição de 1988, quando todas as disponibilidades do Tesouro Nacional, existentes nos diversos agentes financeiros, foram transferidas para o Banco Central do Brasil, em Conta Única centralizada, exercendo o Banco do Brasil a função de agente financeiro do Tesouro. 

FONTE: https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/execucao-orcamentaria-e-financeira/programacao-financeira/gestao-da-conta-unica

;)

Certo.

*Conta Única - Instituições Oficiais*

As disponibilidades de caixa serão endereçadas em diferentes instituições financeiras por ente federativo, sendo na União depositadas no Banco Central, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios em instituições financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei. *CF/88, Art. 164, §3º.*

CONTA ÚNICA - CRIADA EM 1988

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo