De acordo com as Diretrizes curriculares nacionais para a ed...
De acordo com as Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão assegurar “o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação.” (BRASIL, 2010, p. 21)
Confirmando a implementação das diretrizes, o Ministério da Educação publicou o livro História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil (BRASIL, 2014), que traz inúmeras pontuações, entre elas:
1. Desde muito cedo, podemos aprender e conhecer diferentes realidades e compreender que a experiência social do mundo é muito maior do que a nossa experiência local, e que esse mesmo mundo é constituído e formado por civilizações, histórias, grupos sociais e etnias ou raças diversas.
2. É necessário ter a presença física da população negra entre nós, nesse caso nas instituições de educação infantil, para aprendermos e sabermos respeitá-la. O respeito à diferença acontece apenas no momento em que entramos em contato direto com o dito “diferente”.
3. Ao reconhecer que a questão afro-brasileira e africana ainda é tratada de forma desigual em nossa sociedade, é importante que as práticas pedagógicas, expressas por meio de elementos culturais de matriz africana, não sejam realizadas de maneira fragmentada e estereotipada, sob o risco de perderem o seu potencial histórico e formador.
4. Existem casos em que as profissionais se negam a tocar no corpo da criança negra pequenininha (0 a 3 anos), trocar suas fraldas e carregá-la; pesquisas já mostraram situações em que os docentes se negaram a cuidar dos cabelos crespos das crianças negras, rejeitaram receber sua família, atribuíram xingamentos e apelidos pejorativos e foram agressivas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.