Com relação aos parâmetros de farmacocinética, assinale a a...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando as drogas são excretadas na urina, isso acontece na sua forma original, não modificada, polar e hidrossolúvel (chamada de composto parental) ou na forma de seus metabólitos polares e hidrossolúveis (produzidos durante a biotransformação da droga). Ou seja, os metabólitos da maioria dos fármacos são mais hidrossolúveis que seus compostos parenterais.
a) A absorção de drogas é limitada ao tamanho das moléculas: moléculas grandes devem, obrigatoriamente, ser quebradas para captação em seu sítio de ação.
ERRADO. São vários os fatores que determinam a absorção de uma droga, inclusive o tamanho das moléculas. Mas não é obrigatório que se quebre a molécula para captação, inclusive dificilmente haverá sítio de ação para moléculas tão grandes que não sejam passíveis de absorção.
b) A fração farmacologicamente ativa de uma droga é aquela que se encontra ligada a proteínas plasmáticas, como a albumina, e é liberada lentamente em seu sítio de ação.
ERRADO. A fração ligada a proteínas plasmáticas não consegue atravessar as barreiras de distribuição para chegar ao tecido alvo, somente a fração livre.
c) Os metabólitos da maioria dos fármacos são mais hidrossolúveis que seus compostos parentais.
CORRETO. O metabolismo de fármacos parte do princípio de que as moléculas devem ser tornadas mais polares para sua eliminação, então ele atua diminuindo a lipossolubilidade dos compostos (e consequentemente aumentando a hidrossolubilidade).
d) Fármacos que possuem um volume de distribuição muito maior que o volume total de fluido corporal são rapidamente eliminados do organismo pelos rins.
ERRADO. Fármacos com alto volume de distribuição se difundem com mais facilidade pelos tecidos, e lá permanecem, visto que têm alta afinidade fisicoquímica com o local.
e) Durante a biotransformação de drogas, a fase I tende a torná-las menos polares para o metabolismo, e a fase II costuma torná-las mais polares para a excreção.
ERRADO. Conforme dito mais acima, o metabolismo atua visando tornar as moléculas mais polares para eliminação - e ambas as fases fazem parte da etapa de metabolização.
a) A absorção de drogas é limitada ao tamanho das moléculas: moléculas grandes devem, obrigatoriamente, ser quebradas para captação em seu sítio de ação. Errada. Justificativa: As moléculas não necessariamente devem ser quebradas. Isso ocorre quando os fármacos hidrossolúveis de maior tamanho molecular fazem a utilização de transportes especializados para poderem transpor a membrana plasmática, haja vista que seus tamanhos os impedem de transpor a membrana pelos processos passivos. Mecanismo utilizado no processo de transporte especializados: Esses fármacos deslocam-se mediante a complexação com carregadores, que são componentes da membrana celular (proteínas) que atravessam segundo o seu próprio gradiente de difusão, liberando o substrato no outro lado e retomando a posição original.
Reação de Fase I tornam o fármaco mais polar e geralmente mais tóxico. A reação de FASE II faz a conjugação com consequente excreção.
Os metabólitos devem ser mais hidrossolúveis para que haja a sua eliminação. Esse processo, quando necessário, ocorre em duas fases. A primeira (fase I) consiste na oxidação, redução e hidrólise, com a finalidade de tornar em grupos funcionais possíveis de serem conjugados; já a fase II é a conjugação/união das moléculas, que tem como finalidade de a tornar hidrossolúvel para eliminação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo