Considerando a tabela acima, que ilustra a composição de bon...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411512 Arquitetura
imagem-022.jpg
Considerando a tabela acima, que ilustra a composição de bonificações e despesas indiretas (BDI) de uma obra hipotética, julgue os próximos itens.

Se os pagamentos forem realizados somente após cada medição, os encargos financeiros representarão os custos oriundos da defasagem entre receitas e despesas no fluxo de caixa da obra.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os encargos financeiros de um contrato de obra ou serviço de engenharia correspondem à correção monetária e a remuneração pelo capital de giro que as empresas construtoras investiram no empreendimento. Em toda e qualquer obra pública, as empresas construtoras necessitam investir capital, pois as entidades contratantes só podem legalmente pagar pelos serviços efetivamente realizados (Lei. N o. 4.320/64, arts 62 e 63).  O capital investido pelas empresas (capital de giro) precisa ser remunerado, ou então se “diluirá” ao longo do prazo de execução da obra, devido à inflação, perdendo o seu poder de compra, o que gerará, a médio e longo prazo, o empobrecimento e até a falência das empresas. O capital de giro pode ser próprio, quando as empresas já os possuem em seus caixas ou adquirido junto aos operadores financeiros, isto é, bancos e financeiras. Quando o capital de giro é próprio, o “custo do capital” é menor, pois a empresa pode optar por considerar taxas que o remunerem apenas para atualizá-lo com relação à inflação (correção monetária) ou com taxas mais baixas que os juros praticados no mercado. Quando o capital é conseguido junto a agentes financeiros, a remuneração precisa ser feita com taxas praticadas no mercado (hoje oscilam entre 2 e 3% a.m.). Há ainda um outro complicador, no caso de obras públicas, que é o atraso nos pagamentos das faturas. Se isto não for considerado pelos orçamentistas, as empresas sofrerão prejuízos. Os encargos financeiros são estimados mais precisamente pelos planejadores de obras, mediante a simulação de um fluxo de caixa, uma planilha em que se estudam as entradas e saídas de dinheiro ao longo do prazo da obra.
http://www.ibraeng.org.br/public/uploads/publicacoes/HMNNNoJZzkgScanalise_bdi.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo