Em relação ao modelo de assistência do Sistema Único de Saú...
I-As Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecidas em muitos locais como postos de saúde, não devem realizar ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde, mas sim manter o foco na cura das enfermidades.
II-A atenção especializada é dividida em dois elementos (atenção secundária e terciária), que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e especializada hospitalar).
III-No nível de atenção primária, os profissionais devem se articular para atuar não apenas nas unidades de saúde, mas também em espaços públicos da comunidade, na oferta de práticas integrativas e complementares - como fitoterapia, yoga e Reiki - e em visitas domiciliares às famílias.
É correto o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (31)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Falsa - A alternativa propõe que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecidas em muitos locais como postos de saúde, não devem realizar ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde, mas sim manter o foco na cura das enfermidades, estando incorreta, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), estabelecimentos da APS, conhecidos em muitos locais como postos de saúde, realizam ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde.
II- Verdadeira- A atenção especializada é dividida em dois elementos (atenção secundária e terciária), que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e especializada hospitalar). A média complexidade é composta por serviços especializados encontrados em hospitais e ambulatórios e envolve atendimento direcionado para áreas como pediatria, ortopedia, cardiologia, oncologia, neurologia, psiquiatria, ginecologia, oftalmologia entre outras especialidades médicas.
III- Verdadeira- As Unidades Básicas de Saúde (UBS), estabelecimentos da APS, conhecidos em muitos locais como postos de saúde, realizam ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde. Nas UBS é possível fazer exames e consultas de rotina com equipes multiprofissionais e profissionais especializados em saúde da família, que trabalham para garantir atenção integral à saúde no território. É neste nível que os profissionais se articulam para atuar não apenas nas unidades de saúde, como também em espaços públicos da comunidade, na oferta de práticas integrativas e complementares – como fitoterapia, yoga e Reiki – e em visitas domiciliares às famílias. Mais do que prover assistência clínica, o objetivo é estar próximo às pessoas e promover a saúde e a qualidade de vida da comunidade.
Gabarito: Letra C
Brasil. Atenção Primária e Atenção Especializada: Conheça os níveis de assistência do maior sistema público de saúde do mundo. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/noticia/16496.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito:
letra C
Não entendi essa resposta.
NÃO ENTENDI
Técnicas da medicina tradicional, como homeopatia, meditação e yoga podem ser encontradas no SUS
As Práticas Integrativas e Complementares são utilizadas para promoção, prevenção e recuperação da saúde
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) recomendou as PICS como abordagens de cuidado integral à população. Atualmente, a PNPIC recomenda a oferta de 29 PICS de forma integral e gratuita. Os atendimentos começam na APS, a principal porta de entrada para o SUS.
Para quem não entendeu:
I-As Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecidas em muitos locais como postos de saúde, não devem realizar ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde, mas sim manter o foco na cura das enfermidades. INCORRETO
II-A atenção especializada é dividida em dois elementos (atenção secundária e terciária), que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e especializada hospitalar). CORRETO
III-No nível de atenção primária, os profissionais devem se articular para atuar não apenas nas unidades de saúde, mas também em espaços públicos da comunidade, na oferta de práticas integrativas e complementares - como fitoterapia, yoga e Reiki - e em visitas domiciliares às famílias. CORRETO, DIZ RESPEITO ÀS PRÁTICAS INTERATIVAS E COMPLEMENTARES
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo