Em relação ao modelo de assistência do Sistema Único de Saú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201912 Enfermagem
Em relação ao modelo de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir:
I-As Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecidas em muitos locais como postos de saúde, não devem realizar ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde, mas sim manter o foco na cura das enfermidades.
II-A atenção especializada é dividida em dois elementos (atenção secundária e terciária), que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e especializada hospitalar).
III-No nível de atenção primária, os profissionais devem se articular para atuar não apenas nas unidades de saúde, mas também em espaços públicos da comunidade, na oferta de práticas integrativas e complementares - como fitoterapia, yoga e Reiki - e em visitas domiciliares às famílias.
É correto o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.

I- Falsa - A alternativa propõe que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecidas em muitos locais como postos de saúde, não devem realizar ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde, mas sim manter o foco na cura das enfermidades, estando incorreta, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), estabelecimentos da APS, conhecidos em muitos locais como postos de saúde, realizam ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde. 

II- Verdadeira- A atenção especializada é dividida em dois elementos (atenção secundária e terciária), que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e especializada hospitalar). A média complexidade é composta por serviços especializados encontrados em hospitais e ambulatórios e envolve atendimento direcionado para áreas como pediatria, ortopedia, cardiologia, oncologia, neurologia, psiquiatria, ginecologia, oftalmologia entre outras especialidades médicas.

III- Verdadeira-  As Unidades Básicas de Saúde (UBS), estabelecimentos da APS, conhecidos em muitos locais como postos de saúde, realizam ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde. Nas UBS é possível fazer exames e consultas de rotina com equipes multiprofissionais e profissionais especializados em saúde da família, que trabalham para garantir atenção integral à saúde no território. É neste nível que os profissionais se articulam para atuar não apenas nas unidades de saúde, como também em espaços públicos da comunidade, na oferta de práticas integrativas e complementares – como fitoterapia, yoga e Reiki – e em visitas domiciliares às famílias. Mais do que prover assistência clínica, o objetivo é estar próximo às pessoas e promover a saúde e a qualidade de vida da comunidade.

Gabarito: Letra C

Brasil. Atenção Primária e Atenção Especializada: Conheça os níveis de assistência do maior sistema público de saúde do mundo. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/noticia/16496.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito:

letra C

Não entendi essa resposta.

NÃO ENTENDI

Técnicas da medicina tradicional, como homeopatia, meditação e yoga podem ser encontradas no SUS

As Práticas Integrativas e Complementares são utilizadas para promoção, prevenção e recuperação da saúde

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) recomendou as PICS como abordagens de cuidado integral à população. Atualmente, a PNPIC recomenda a oferta de 29 PICS de forma integral e gratuita. Os atendimentos começam na APS, a principal porta de entrada para o SUS.

Para quem não entendeu:

I-As Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecidas em muitos locais como postos de saúde, não devem realizar ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção à saúde, mas sim manter o foco na cura das enfermidades. INCORRETO

II-A atenção especializada é dividida em dois elementos (atenção secundária e terciária), que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e especializada hospitalar). CORRETO

III-No nível de atenção primária, os profissionais devem se articular para atuar não apenas nas unidades de saúde, mas também em espaços públicos da comunidade, na oferta de práticas integrativas e complementares - como fitoterapia, yoga e Reiki - e em visitas domiciliares às famílias. CORRETO, DIZ RESPEITO ÀS PRÁTICAS INTERATIVAS E COMPLEMENTARES

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo