De acordo com a Constituição Federal, a Câmara dos Deputado...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão versa sobre o Congresso Nacional e encontra previsão expressa no art. 50 da CF/88, que assim dispõe:
Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
A. ERRADO. Importa em crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
B. ERRADO. Importa em crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
C. ERRADO. Importa em crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
D. CERTO. De fato, importa em crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
E. ERRADO. Podendo deixar de comparecer com justificação adequada.
GABARITO: LETRA D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra D
Art. 50, CF: A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
GABARITO: D
O fundamento está no final do artigo 50, caput - (...) importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.
Outras para fixar:
Consulpam – Auditor Fiscal de Tributos – ES A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. CERTO!!!
CESPE – Procurador Municipal – RR A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas comissões, podem convocar ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações relativas a assunto previamente determinado, sendo que a ausência injustificada do convocado importará na prática de crime de responsabilidade. CERTO!!!
Crime de responsabilidade
Crime de Responsabilidade .
Colegas, o tema é relevante e costumeiramente vem caindo para delegado. Pontuarei alguns tópicos relevantes:
-> Podemos verificar que essa atuação das comissões é uma forma de controle externo realizado pelo Legislativo, desta feita, por ser uma exceção à separação dos poderes, temos que realizar uma interpretação mais restrita.
-> Como decorrência disso, o Presidente não pode ser convocado sob pena de crime de responsabilidade, por não existir tal hipótese na CF.
-> Nessa mesma linha, não é possível convocar os governadores dos estados. Assim decidiu o STF:Em juízo de delibação, não é possível a convocação de governadores de estados-membros da Federação por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pelo Senado Federal.
A convocação viola o princípio da separação dos Poderes e a autonomia federativa dos estados-membros.
STF. Plenário. ADPF 848 MC-Ref/DF, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 25/6/2021 (Info 1023).
-> O mesmo se aplica a outros poderes e também no âmbito estadual, por questões de simetria. Veja:É inconstitucional norma da Constituição Estadual que preveja a possibilidade de a Assembleia Legislativa convocar o Presidente do Tribunal de Justiça ou o Procurador-Geral de Justiça para prestar informações na Casa, afirmando que a sua ausência configura crime de responsabilidade.
O art. 50 da CF/88, norma de reprodução obrigatória, somente autoriza que o Poder Legislativo convoque autoridades do Poder Executivo, e não do Poder Judiciário ou do Ministério Público.
Não podem os Estados-membros ampliar o rol de autoridades sujeitas à convocação pelo Poder Legislativo e à sanção por crime de responsabilidade, por violação ao princípio da simetria e à competência privativa da União para legislar sobre o tema.
STF. Plenário. ADI 2911, Rel. Carlos Britto, julgado em 10/08/2006.
STF. Plenário. ADI 5416, Rel. Gilmar Mendes, julgado em 03/04/2020 (Info 977).
Mentoria gratuita para pessoas com poucos recursos financeiros: @gabaritedelta
Espero ajudar alguém!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo