O Professor Estevam, após realizar o planejamento participat...
O Professor Estevam, após realizar o planejamento participativo com os alunos do 2º do Ensino Médio Integrado, iniciou o conteúdo de Jogos Indígenas. Durante o levantamento dos conhecimentos prévios, Estevam identificou que os alunos pouco conheciam sobre a cultura dos povos indígenas da região. Por isso, ele propôs uma pesquisa para os alunos, que foram divididos em grupos, sendo que cada grupo ficou responsável por pesquisar os costumes, os jogos e as brincadeiras de 5 povos indígenas da Região Norte do Estado do Mato Grosso. Souza e Almeida (2017), no capítulo “Jogos e brincadeiras indígenas: tecendo a interculturalidade na educação física escolar”, discutiram a respeito da visibilidade indígena na escola.
SOUZA, A.V.; ALMEIDA, M. T. P. Jogos e brincadeiras indígenas: tecendo a interculturalidade na educação física escolar. In: PONTES JÚNIOR, J.A.F (ORGANIZADOR). Conhecimento do professor de Educação Física Escolar. Fortaleza: EMUECE, 2017.
Com base nos autores supracitados, analise as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.
I-A Mídia e a escola pouco abordam a diversidade cultural dos povos indígenas, sendo recorrente a divulgação homogênea e estereotipada do índio nu que vive na mata.
II - Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,1998), especificamente com o Tema Transversal Pluralidade Cultural e a Lei 11.6545/2008, respaldam e incentivam o trabalho com as temáticas de valorização e reconhecimento da diversidade cultural dos diversos povos do Brasil.
III - São exemplos de jogos e brincadeiras indígenas Briga de Galo, Cama de Gato, Amarelinha e Arco e Flecha.
IV- A Educação Física como componente curricular deve relacionar-se com práticas socioculturais, buscando desenvolver atitudes, valores, respeito e esperança em qualquer ambiente educacional.
V-A Lei 11.6545/2008 estabelece a obrigatoriedade da inserção, no currículo oficial da rede de ensino, da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.