Acerca de aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963449 Português
Texto CB2A1-I

   A astrônoma Jocelyn Bell Burnell disse sobre Ron Drever: “Ele realmente curtia ser tão engenhoso”. Ela tinha ido da Irlanda do Norte para Glasgow para estudar física e Drever foi arbitrariamente designado para ser seu supervisor. Ele contava ao grupo de seus poucos orientandos as ideias mais interessantes que surgiam em sua mente, inclusive as que levaram ao experimento de Hughes-Drever (embora ela não tivesse se dado conta de que ele o realizara no quintal da propriedade rural de sua família), mas nenhuma que os ajudasse a passar nos exames. Após a frustração inicial, ao ver que ele não ia ajudá-la em seu dever de casa de física de estado sólido, ela acabou admirando seu profundo entendimento de física fundamental e seu notável talento como pesquisador.
   Drever, por sua vez, seria influenciado pelas iminentes e vitais descobertas de sua ex-aluna de graduação. A respeito de Bell Burnell, disse: “Ela também era obviamente melhor do que a maioria deles… então cheguei a conhecê-la muito bem”. Drever escreveu uma carta de recomendação para apoiar o pedido de emprego dela à principal instalação de radioastronomia na Inglaterra, em meados da década de 60, Jodrell Bank. Mas, ele continua, “não a admitiram, e a história conta que foi porque era mulher. Mas isso não é oficial, você sabe. Ela ficou muito desapontada”. Drever acrescenta, esperando que se reconheça a obviedade daquele absurdo: “Sua segunda opção era ir para Cambridge. Vê como são as coisas?”. Ele considerou isso uma reviravolta muito feliz. “Então ela foi para Cambridge e descobriu pulsares. Vê como são as coisas?”, ele diz, rindo.


Janna Levin. A música do universo: ondas gravitacionais e a maior descoberta científica dos últimos cem anos. São Paulo, Cia. das Letras, 2016, p. 103-104 (com adaptações).  
Acerca de aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue. 

O emprego da forma verbal “seria”, no início do primeiro período do segundo parágrafo, indica um distanciamento entre a opinião da autora e o conteúdo da frase. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acredito que o vocábulo "seria", nesse contexto, indica algo que estaria por vir, ou seja, prestes a acontecer. É como se ela já preparasse o leitor para o próximo evento.

Se entendi errado, por favor, digam-me.

Bons estudos, pessoal!

Gabarito: errado

Solicita-se julgamento do enunciado acerca do texto:

O emprego da forma verbal “seria”, no início do primeiro período do segundo parágrafo, indica um distanciamento entre a opinião da autora e o conteúdo da frase. 

A passagem está transcrita abaixo:

"Drever, por sua vez, seria influenciado pelas iminentes e vitais descobertas de sua ex-aluna de graduação."

A forma verbal destacada, futuro do pretérito do indicativo, é verbo auxiliar da locução "seria influenciado", tempo verbal composto de futuro do pretérito do indicativo. Contextualmente, a forma verbal é empregada para indicar uma ação passada, mas que ocorreu após outras ações também passadas. É uma ação ocorrida do ponto de vista atual, mas futura do ponto de vista textual.

Não é função do verbo em tela indicar distanciamento entre a opinião do autor e o conteúdo da passagem.

Gabarito: errado

seria ao meu entender e algo que ainda ira acontecer , posso estar errado mas, esse foi meu raciocínio

Todo o texto apresenta fatos ocorridos no passado, estão usar o futuro do pretérito (levando em consideração o contexto) indica algo que de fato aconteceu.

Resposta:Errado

------------------------------

A autora emite alguma opinião no texto ?? Ao meu ver, não.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo