Admitindo que as palavras maioria e minoria signifiquem, res...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963460 Raciocínio Lógico
Considere a proposição a seguir.

P: “A maioria dos seguidores não acredita que seu líder não mente.” 
Admitindo que as palavras maioria e minoria signifiquem, respectivamente, mais de 50% e menos de 50%, julgue o item seguinte, à luz da lógica sentencial.

Na proposição P, a ação de não mentir praticada pelo líder é condição suficiente para a ação de acreditar, praticada pelos seguidores.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Errado

Acredito que o erro seja o seguinte:

Transcrevendo na linguagem da Condicional, temos:

P: “A maioria dos seguidores não acredita que seu líder não mente.” 

P: "Se seu líder não mente, então a maioria dos seguidores não acredita."

Portanto, a ação de não mentir praticada pelo líder é condição NECESSÁRIA para a ação de acreditar, praticada pelos seguidores.

Bons estudos.

Na preposição P, a ação de não mentir está inteiramente ligada à ação de não acreditar, ou seja, o contrário do que a questão afirma: a ação de não mentir praticada pelo líder é condição suficiente para a ação de acreditar.

Primeiro ele mente (condição necessária, ou seja, ele precisa mentir) para que depois as pessoas não acreditem (condição suficiente, ou seja, isso basta para que elas não acreditem). Eu sempre me pergunto: o que acontece primeiro? A resposta é a condição necessária. Espero ter ajudado.

ERRADO

A ação de não mentir é condição necessária para a ação de acreditar.

“A maioria dos seguidores não acredita que seu líder não mente.” 

Condicional: "Se seu líder não mente, então a maioria dos seguidores não acredita".

P --> Q

'P' é SUFICIENTE pra 'Q'

'Q' é NECESSÁRIA pra 'P'.

Analisando a teoria de conjuntos de uma proposição condicional, que o antecedente SEMPRE estará contido dentro do consequente, daí a setinha (-->) começa a fazer sentido, então podemos concluir que, para que P exista, é NECESSÁRIO que q existência do P, com esse raciocínio fica mais fácil de entender.

Transcrevendo em forma mais lógica: 'para que a maioria dos seguidores acreditem é NECESSÁRIO que seu lider não minta'.

Portanto, gabarito ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo