Todos os documentos nascem com valor administrativo. Entreta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244050 Arquivologia
De acordo com as noções de arquivologia, seus princípios,
conceitos e legislação, julgue os itens de 82 a 89.

Todos os documentos nascem com valor administrativo. Entretanto, os que também já nascem com valor secundário, ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente, devem ser transferidos diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O valor administrativo é a própria importância do documento para as atividades de gestão. É a própria razão de existir do documento, pois sem ele não haveria documento.

O valor secundário é a importância que o documento possui para outras áreas, diferentes daquelas para as quais foi criado. Ex: História, Cultura, Pesquisa Científica, etc.

Os valores administrativo e secundário são independentes entre si. Todo documento possui valor administrativo, mas nem todo documento possui valor secundário. Caso o documento possua valor secundário, o mesmo deverá ser recolhido ao arquivo permanente, mas somente após cumprir seus prazos de guarda nas fases corrente e intermediária. Isso por que, apesar de ser importante para outras áreas, a finalidade principal para a qual foi criado é servir à administração.

Gabarito do professor: Errado

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito "E", pois quando um documento passa do arquivo corrente para o permanente temos o recolhimento e não a transferência como cita a questão.
E acredito que a parte q diz: "os que tbm ja nascem com valor secundário" , está errado.Pois os documentos nascem somente com o valor primario.
O erro está em falar que devem ser TRANSFERIDOS para o permanente.

Transferência ocorre apenas entre a fase corrente para a intermediária.

Tudo que vai para a fase permanente é chamado de RECOLHIMENTO.
Concordo com o colega ao afirmar que o erro da questão é, também, pelo fato dos documentos nasceram apenas com valor primário(administrativo). O valor secundário(histórico) é obtido quando ele perde seu valor administratico.

A passagem de um documento, inicialmente em arquivo corrente (ou intermediário), para a condição de arquivo permanente é denominada RECOLHIMENTO.O conceito de transferência está vinculado à passagem de um documento em arquivo corrente para o arquivo intermediário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo