Assinale a alteração referente a sinal de pontuação que seri...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
enfermeira que fazia = restrição
enfermeira, que fazia = explicação
Letra D está incorreta
Gabarito na alternativa A
Solicita-se indicação da passagem em cuja mudança de pontuação proposta causa incorreção. É importante perceber que a banca nada questiona sobre o sentido, de modo que este não deve ser considerado:
A) Substituição do ponto-final entre dimensões épicas e Pouco depois (l. 03) por vírgula.
Incorreta. Da leitura da passagem é forçoso perceber que a informação encerra-se no ponto final, sendo a passagem posterior, iniciada por adjunto adverbial de tempo, sintaticamente independente da construção anterior. A substituição do ponto final por vírgula, neste contexto, prejudica sobremaneira a coesão textual e a integridade das relações sintáticas estabelecidas.
B) Substituição do ponto-final entre morrer e Mas (l. 25) por vírgula.
Correta. A passagem encabeçada pela conjunção coordenativa adversativa "mas", cuja relação de adversidade já é estabelecida com a oração anterior, pode corretamente ser a esta ligada por meio de vírgula.
C) Substituição do ponto-final entre trompete e Ajeite os músculos (l. 30) por dois-pontos.
Correta. A segunda passagem é parte de uma descrição quanto à "embocadura de trompete", podendo ser introduzido por dois-pontos sem incorrer em erro.
D) Inserção de vírgula entre enfermeira e que fazia (l. 33).
Correta. A passagem é originalmente oração subordinada adjetiva restritiva, a inserção de vírgula altera sua natureza, mas não causa incorreção gramatical, passando a oração a ser classificada como subordinada adjetiva explicativa.
E) Substituição do ponto-final entre igual e O céu (l. 35) por dois-pontos
Correta. A segunda passagem pode ser considerada forma de enumeração relacionada à passagem anterior, aos moldes do encontrado na alternativa C, podendo-se introduzi-la por sinal de dois-pontos.
Melhor seria anular essa questão, com toda certeza cabe uma vírgula na alternativa A, o adjunto adverbial de tempo ficaria devidamente isolado e o período seguiria informações adicionais.
Todas as alternativas permitem a proposta de alteração sem causar erro gramatical. Apesar de o gabarito ser letra A, fica evidente que o parágrafo inteiro poderia ser devidamente pontuado.
Coloquei a Letra D, seria a correta pois troca de função em relação a proposta anterior, com vírgula muda o sentido da frase.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo