Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963498 Contabilidade Pública
  A União celebrou convênio administrativo com um estado da Federação, visando ao repasse de recursos públicos federais para a execução de determinada política pública. Diante disso, o tribunal de contas daquele estado passou a controlar os gastos dos recursos repassados. 
Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Atuou acertadamente o tribunal de contas do referido estado, pois a ele compete fiscalizar a aplicação de recursos repassados ao estado de sua jurisdição.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre o controle da execução orçamentária.

O ciclo orçamentário pode ser definido como o intervalo de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público. É composto pelas seguintes atividades básicas:
(1) elaboração orçamentária
(2) votação e aprovação do orçamento
(3) execução orçamentária
(4) controle e avaliação orçamentária

O controle e avaliação do orçamento é realizado de forma contínua, sobretudo pelos órgãos de controle externo e interno. Nesse contexto, existem diversas normas que abordam o controle da execução orçamentária-financeira, desde a própria Constituição Federal até normativos infralegais.

Vejamos o que a CF88 diz a respeito da competência do TCU em relação a fiscalização de recursos públicos:
". Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
(...)
VI - fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município; "

Atenção! Repare que, na situação hipotética da questão, a União repassou recursos federais por meio de um convênio a um estado da Federação. Diante desse cenário a CF88 atribui competência ao TCU (e não ao TC estadual respectivo) para fiscalizar a aplicação dos recursos.

Feita toda a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:
Atuou acertadamente o tribunal de contas do referido estado, pois a ele compete fiscalizar a aplicação de recursos repassados ao estado de sua jurisdição.

Não atuou acertadamente o tribunal de contas do referido estado, pois ao TCU compete fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao estado. 


Gabarito do Professor: Errado

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  1. Não vejo erro. Jurisdição pode ser tido como termo atécnico, mas está previsto na CF para o TCU, e por simetria também seria previsto aos TCES.

Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no art. 96. .

  • 2. Ademais, o só fato de ser recurso federal não impede incidência da fiscalização do TCE. Nesse sentido:

O TCU, por força do art. 71, VI, da CF/88, tem competência para fiscalizar o uso dos recursos federais repassados a outros entes federados, como no caso de verbas federais repassadas ao Distrito Federal.

Vale ressaltar, contudo, que, diante da autonomia própria dos entes federados, a fiscalização, pelo TCU, dos recursos federais repassados ao Distrito Federal não impede que o TCDF também faça a fiscalização da aplicação desses mesmos recursos, até porque ele tem pleno e legítimo interesse na regular prestação dos serviços de saúde no seu território.

Assim, por força dos arts. 71 e 75 da Constituição Federal e do art. 78 da Lei Orgânica do Distrito Federal, o Tribunal de Contas do Distrito Federal tem competência para fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados ao Distrito Federal.

STJ. 1ª Turma. RMS 61997-DF, Rel. Min. Benedito Gonçalves, julgado em 16/06/2020 (Info 674).

Acredito que a fiscalização é atributo da Câmara

Compete ao TCU, uma vez que se trata de recursos federais repassados pela União em conformidade ao que dispõe o art. 71, VI, da Constituição Federal de 1988: "fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao DF ou a Município".

Por simetria, acredito que seria o caso do Estado repassando recursos estaduais mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres a Município.

Olá ! Uma vez incorporado ao patrimônio do destinatário a este caberá a fiscalização e não ao TCU (remetente).

nâo vejo ERRO. POIS O RECURSSO É FEDERAL.

DIZ O COMANDO DA QUESTÃO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo