Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivístic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799736 Arquivologia
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração, refere-se ao:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão busca a fase que possui possibilidade de uso (tramitação ou não), valor primário e consulta frequente.

a) Classaurus não é uma fase do ciclo vital, e sim um esquema hierárquico de termos. Errada.
b) Arquivo intermediário armazena os documentos com valor primário, mas que já cumpriram suas funções e, portanto, não possuem consulta frequente. Errada.
c) Arquivo administrativo são conjuntos de documentos relativos às atividades-meio, em detrimento dos arquivos técnicos, que contemplam os documentos de atividades-fim. Errada.
d) Arquivos correntes são os setores de trabalho. Esses documentos possuem valor primário e foram produzidos ou recebidos para que alguma atividade institucional possa ser desenvolvida. A frequência e a possibilidade de uso são altas, justamente pela atualidade da demanda. Certa.
e) Arquivos permanentes armazenam documentos de valor secundário que já cumpriram as funções pelas quais foram criados (valor primário) e agora servem à administração a partir de suas característica históricas, culturais, probatórias ou informativas. Errada.

Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Oi!

Gabarito: D

Bons estudos!

-Estude como se a prova fosse amanhã.

GABARITO: LETRA D

Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo