Sobre o percurso genético sugerido por Vygotsky para o dese...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - Psicologia |
Q1625227 Pedagogia
Sobre o percurso genético sugerido por Vygotsky para o desenvolvimento do pensamento conceitual, marque a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C, que menciona: "

O autor se refere a três estágios desse percurso; todavia, o terceiro estágio não aparece, necessariamente, só depois que o pensamento por complexos (o segundo estágio) completou todo o curso de seu desenvolvimento. É como se houvesse duas linhas genéticas, duas raízes independentes, que se conectam num momento adiantado do desenvolvimento para permitir a emergência dos conceitos genuínos.
"

Para entender por que essa alternativa é a correta, é fundamental compreender a teoria de desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky. Vygotsky foi um psicólogo russo cujas teorias sobre desenvolvimento cognitivo têm grande influência na pedagogia. Ele acreditava que o desenvolvimento do pensamento conceitual não é linear, mas sim um processo complexo que envolve a interação entre o indivíduo e o ambiente social.

Vygotsky identificou três estágios principais no desenvolvimento do pensamento conceitual:

  • Sincrético: onde a criança agrupa objetos ou eventos por conexões superficiais ou perceptuais, muitas vezes de maneira instável.
  • Complexos: onde há uma organização mais sistemática dos elementos da experiência em grupos, permitindo uma forma primitiva de generalização.
  • Conceitos genuínos: onde as crianças são capazes de usar regras abstratas e lógicas para formar conceitos verdadeiros.

No entanto, Vygotsky argumentou que não é necessário que um estágio esteja completamente desenvolvido para que o próximo comece a emergir. Isso significa que o pensamento por complexos e os conceitos genuínos podem começar a se desenvolver de forma independente, antes que o estágio de complexos esteja totalmente completo. Eventualmente, essas linhas de desenvolvimento convergem, permitindo a emergência do pensamento conceitual verdadeiro.

Esse entendimento é crucial porque ressalta a ideia vygotskyana de que o desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico, influenciado por variáveis culturais e sociais, e não apenas um acúmulo linear de habilidades.

A alternativa C, portanto, está correta porque reflete adequadamente a teoria de Vygotsky, indicando que o desenvolvimento do pensamento conceitual não segue um caminho linear e que os diferentes estágios podem ter um desenvolvimento parcialmente independente, conectando-se mais tarde na trajetória do crescimento cognitivo da criança.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vygotsky divide esse percurso em três grandes estágios, subdivididos em várias fases.

No primeiro estágio a criança forma conjuntos sincréticos, agrupando objetos com base em nexos vagos, subjetivos e baseados em fatores perceptuais, como a proximidade espacial, por exemplo. Esses nexos são instáveis e não relacionados aos atributos relevantes dos objetos.

O segundo estágio e chamado por Vygotsky de "pensamento por complexos". "Em um complexo, as ligações entre seus componentes são concretas e factuais, e não abstratas e lógicas (...) As ligações factuais subjacentes aos complexos são descobertas por meio da experiência direta. Portanto, um complexo é, antes de mais nada, um agrupamento concreto de objetos unidos por ligações factuais. Uma vez que um complexo não é formado no plano do pensamento lógico abstrato, as ligações que o criam, assim como as que ele ajuda a criar, carecem de unidade lógica: podem ser de muitos tipos diferentes. Qualquer conexão _factualmente presente pode levar à inclusão de um determinado elemento em um complexo. É esta a diferença principal entre um complexo e um conceito. Enquanto um conceito agrupa os objetos de acordo com um atributo, as ligações que unem os elementos de um complexo ao todo, e entre si, podem ser tão diversas quanto os contatos e as relações que de fato existem entre os elementos."

O percurso genético proposto por Vygotsky para o desenvolvimento do pensamento conceitual não é um percurso linear. Isto é, embora Vygotsky se refira ao primeiro, segundo e terceiro estágios desse percurso, ele afirma que, na verdade, o terceiro estágio não aparece, necessariamente, só depois que o pensamento por complexos (segundo estágios completou todo o curso de seu desenvolvimento. É como se houvesse duas linhas genéticas, duas raízes independentes, que se unem num momento avançado do desenvolvimento para possibilitar a emergência dos conceitos genuínos. Uma raiz, a do pensamento por complexos, estabelece ligações e relações

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo