Segundo a Lei no 8.429/1992, sobre improbidade administrati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPC-MS Prova: FCC - 2013 - MPC-MS - Analista de Contas |
Q465598 Direito Administrativo
Segundo a Lei no 8.429/1992, sobre improbidade administrativa,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Erro da letra A- Art. 3º da Lei 8429/92- 
Erro da letra B- Art. 1º da Lei 8429/92
Erro da letra C- Art. 12, III da Lei 8429/92

Erro da letra E- Art. 12 da Lei 8429/92- 
Espero ter ajudado! Bons estudos!

A. ERRADA Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.


B. Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não,  contra (SUJEITOS PASSIVOS) administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de 50%  do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.


Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra (SUJEITOS PASSIVOS)  o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de 50%  do patrimônio ou da receita anual, limitandose, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos. (QUANDO TIVER DINHEIRO PUBLICO SERÁ SUJEITO PASSIVO).


C. NÃO HÁ A CASSAÇÃO E SIM A SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS 

D. CORRETO 

E. ERRADO EM TODOS OS 3 CRIMES (ENRIQUECIMENTO, LESÃO AO ERÁRIO E VIOLAÇÃO DE PRINCIPIOS HAVERÁ A PERDA DA FUNÇÃO PUBLICA (ART. 12)


Letra D:  Art. 20. Parágrafo único - A autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual.

ALTERNATIVA D


Complementando...

Como a ação ainda está em curso o servidor não pode ser penalizado com a perda da remuneração, já que há presunção da sua inocência até o trânsito em julgado da sentença.

d) o afastamento do agente público no curso da ação civil por improbidade administrativa, quando necessário à instrução do respectivo processo, se fará sem prejuízo da remuneração.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo