A Educação de Surdos no Brasil teve início em 1855 com a che...
Assinale abaixo a alternativa que corresponde ao nome desse professor.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Hernest Huet.
A educação de surdos no Brasil tem uma história rica e complexa que começou em meados do século XIX. Em 1855, um marco importante foi a chegada de Hernest Huet, um professor surdo que trouxe consigo a Língua de Sinais Francesa. Ele desempenhou um papel fundamental ao fundar o Imperial Instituto de Surdos-Mudos no Rio de Janeiro, onde atuou como diretor de 1857 a 1862. Esta instituição foi crucial para a educação de surdos no Brasil e marcou o início da formalização do ensino para essa comunidade, utilizando métodos de comunicação visual.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - Abade l’Epée: Embora seja uma figura histórica importante na educação de surdos, foi na França que ele desenvolveu métodos educativos para surdos no século XVIII, e não no Brasil.
- B - Samuel Heinicke: Conhecido por ser um dos pioneiros do método oralista para surdos na Alemanha, Heinicke não tem ligação com a história da educação de surdos no Brasil.
- C - Álvaro Marchesi: Esse nome não está relacionado com a história da educação de surdos no Brasil, especialmente no contexto do século XIX.
- D - Eduard Miner Gallaudet: Filho de Thomas Hopkins Gallaudet, fundador da primeira escola para surdos nos Estados Unidos, Eduard não esteve envolvido com a educação de surdos no Brasil.
Compreender o papel de Hernest Huet é fundamental para quem estuda a história da educação de surdos no Brasil, pois sua contribuição estabeleceu as bases para o desenvolvimento de práticas educativas que valorizam a língua de sinais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nascido em 1822, em Paris, Ernest Huet pertencia a uma família da nobreza na França.
Por esse motivo, ele sempre teve acesso à melhor educação da época. Ainda adolescente, Huet falava português e alemão (além do francês).
Com a idade de apenas 12 anos, Ernest teve sarampo e, devido a essa enfermidade, acabou ficando surdo.
Mesmo depois de apresentar surdez, ele conseguiu aprender espanhol e começou a estudar no Instituto Nacional de Surdos de Paris.
Após muitos anos de comprometimento com os estudos, Huet conquistou a formação de professor. Depois disso, enquanto atuava na França, ele recebeu o cargo de diretor do Instituto de Surdos de Bourges.
Por conta do excelente trabalho desenvolvido, Huet obteve grande prestígio e reconhecimento.
Em 1851, o professor Ernest Huet se casou com a alemã Catalina Brodeke. Pelo fato de ser membro da nobreza francesa, Huet tinha o título de Conde.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo