Com relação ao tratamento de pacientes vítimas de trauma, a ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é: E. A infusão de grande quantidade de fluidos pode ocasionar a Síndrome Compartimental Abdominal, mesmo nos pacientes que não apresentam lesões intra-abdominais traumáticas.
Justificativa: A administração massiva de fluidos em pacientes traumatizados pode levar à Síndrome Compartimental Abdominal (SCA) devido ao aumento da pressão intra-abdominal. Isso ocorre independentemente da presença de lesões abdominais, pois o acúmulo excessivo de fluido nos compartimentos corporais contribui para o aumento da pressão intra-abdominal, comprometendo a perfusão dos órgãos e podendo agravar o estado do paciente.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS
A - Incorreta. O uso de Fator VII recombinante (rFVIIa) pode reduzir a necessidade de hemoderivados em alguns casos de sangramento refratário, mas sua eficácia e segurança no trauma, especialmente em trauma fechado, ainda são limitadas e não há evidências conclusivas de que ele reduza a necessidade de transfusões de forma ampla nesses casos.
B - Incorreta. A recomendação para transfusão de plaquetas geralmente ocorre quando a contagem está abaixo de 50.000/µl em situações de trauma ou sangramento ativo. Transfusões profiláticas podem ser indicadas em contagens abaixo de 100.000/µl apenas em contextos específicos de cirurgia invasiva ou sangramento contínuo, mas essa prática não é uma regra geral para todos os pacientes traumatizados.
C - Incorreta. No atendimento ao trauma, o controle da hemorragia deve ser priorizado antes da infusão massiva de fluidos e hemoderivados. Controlar a hemorragia o mais cedo possível ajuda a evitar o agravamento do choque hemorrágico e reduz o risco de coagulopatia e outras complicações associadas à perda de sangue.
D - Incorreta. O etomidato, embora amplamente usado na intubação de emergência devido ao seu perfil hemodinâmico estável, está associado a insuficiência suprarrenal mesmo quando administrado em dose única, podendo suprimir a função adrenocortical de forma transitória.
EM RESUMO: A alternativa E é correta, pois a infusão excessiva de fluidos pode, de fato, levar à Síndrome Compartimental Abdominal, mesmo sem lesões abdominais traumáticas prévias, devido ao aumento da pressão intra-abdominal.
PONTOS CHAVE
- Síndrome Compartimental Abdominal pode ocorrer após reposição volêmica excessiva, mesmo sem trauma abdominal.
- Controle da hemorragia deve ser uma prioridade antes da infusão de grandes volumes de fluidos.
- Transfusão de plaquetas é indicada geralmente com contagens abaixo de 50.000/µl em trauma com sangramento ativo.
- Etomidato pode causar insuficiência suprarrenal transitória, mesmo em dose única.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo