Com base na comparação apresentada no último parágrafo do te...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q170149 Português
Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação à compreensão e à interpretação do texto acima bem
como a aspectos morfossintáticos, julgue os próximos itens.

Com base na comparação apresentada no último parágrafo do texto, é correto concluir que o “juridiquês” prejudica o exercício pleno da cidadania.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correta, 
Edson Vigal afirma com muita propriedade que o juridiquês é com um latim em missa, ou seja, acoberta um mistério que amplia a distância entre fé e o fiel, do mesmo modo ocorre entre o cidadão em a lei
Discordo. Inclusive da argumentação da colega que justifica a resposta da banca. Em inumeras questões de interpretação de texto da CESPE , a resposta deve estar dentro do texto observado , mesmo que a observação seja correta sob o olhar do cidadão médio.  No enunciado se coloca : ' ...prejudica o exercício pleno da cidadania." Em que parte do texto isto se justifica ? Como pode o enunciado estar correto? Isto é uma clara extrapolação. A única coisa que podemos afirmar é que existe "uma distância entre o cidadão e a lei" ( linhas 31 e 32) , mas daí a dizer que não existe " exercício pleno da cidadania" vai uma enorme distância . Questão passivel de recurso.
 
Em nenhum momento houve associação entre o pleno exercicio de cidadania e o conhecimento da lei. Discordo completamente do gabarito.

Correta,

Quando o enunciado da questão apresenta  "é correto concluir" é equivalente a "é correto inferir", logo trata-se de interpretação de texto e não de compreensão. Dessa forma, não esta explícito no texto que o "juridiquês" prejudica o exercício da cidania, no entanto é possível inferir, ir além do texto, e concluir essa relação.

Compreensão = ta no texto

Interpretação = além do texto

Hold on...

o comando da questão diz: "é correto concluir". Logo, é uma questão de interpretação textual e exige não apenas o que o texto diz explicitamente, mas uma inferência, uma interpretação (dedução) além do explicitado e que não extrapole o texto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo