Acerca dos direitos políticos e da nacionalidade, julgue o i...
Os critérios para determinação da inelegibilidade absoluta são estabelecidos tanto na legislação constitucional quanto na infraconstitucional.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (36)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Somente na legislação constitucional
CONSTITUIÇÃO --> pode definir as hipóteses de inelegibilidade ABSOLUTA (inclusive EMENDA CONSTITUCIONAL)
LEI COMPLEMENTAR --> LEI COMPLEMENTAR pode criar outras hipóteses de inelegibilidade RELATIVA
"as hipóteses de inelegibilidade absoluta, em virtude de sua natureza excepcionalíssima, somente podem ser expressamente estabelecidas na CF/88, sendo inconstitucionais quaisquer leis tendentes a ampliar esse rol. Já a inelegibilidade relativa, ao contrário da inelegibilidade absoluta, não está relacionada com a condição pessoal daquele que pretende candidatar-se. Consiste em restrições impostas à elegibilidade para alguns cargos eletivos, em razão de situações especiais em que se encontra o cidadão-candidato no momento da eleição. A inelegibilidade relativa, desse modo, poderá decorrer: (1) de motivos funcionas; (2) de motivos de casamento, parentes ou afinidade; (3) da condição de militar; (4) de previsão em lei complementar.” (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo – Direito Constitucional Descomplicado)
Questão inversamente correta:
Ano: 2003 Banca: CESPE/CEBRASPE Órgão: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul UF: BR Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária
"Considerando os direitos políticos insertos na Constituição Federal (CF) vigente, julgue os itens a seguir.
A inelegibilidade absoluta é excepcional e só é passível de ser estabelecida pela própria Constituição de forma taxativa; já a inelegibilidade relativa implica restrições a certos pleitos eleitorais e determinados mandatos."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo